Terça, 27 de Julho de 2021 09:47
(68) 99971-5137
Geral Acre

Feliz Dória’s Day

Essa semana teremos o dia dos namorados, 12 de junho, e antes de me aprofundar no que quero dizer, começarei com um parêntese enorme

11/06/2021 14h02 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Redação

Por Talita Montysuma

Essa semana teremos o dia dos namorados, 12 de junho, e antes de me aprofundar no que quero dizer, começarei com um parêntese enorme – fui pesquisar sobre a origem do dia dos namorados no Brasil e foi decepcionante assim como a gestão de Bolsonaro.

Aqui, a data foi criada como uma jogada publicitária João Dória, pai do atual João Dória, prefeito de São Paulo. Dória Pai teve a ideia para estimular as comprar no mês de junho, e o dia 12 é para ser uns dias antes do dia de Santo Antônio, nosso santo casamenteiro! Com os slogans “Não é só com beijos que se prova o amor” e "Não se esqueçam: amor com amor se paga" – PQP – o amor foi mercantilizado e é a terceira data que mais aquece o comércio hoje.

Mas a data “mundana” de Dória Pai é inspirada em uma história de amor comemorada na Europa e “Estates” no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. São Valentim foi um padre no sec. 270 d.c que foi condenado à morte por desobedecer ao imperador Cláudio II e celebrar casamentos clandestinamente e que durante seu cárcere se apaixona por uma moça. No dia de sua morte ele manda uma carta declarando seu amor. Aqui nasce a data no resto do mundo com a tradicional troca de cartões.

Fiquei às voltas disso quando fui ajudar um amigo a comprar um presente para seu futuro/atual namorado (é uma relação que está se firmando e fica aqui minha torcida) e de como isso fica no imaginário das pessoas, essa data que sai de um vou morrer e “quero que saibas que te amo em um pedaço singelo de papel” para “toma uma mercadoria para mensurar meu amor (ou a falta dele)” quando o sujeite só o faz por culpa.

 Sim, muitos presentes irão ser dados como forma de compensar a porcaria de companhia que um é para o outro. Vai ter presente que será a compensação da traição que eu faço todos os outros dias (traição aqui é em todos os sentidos), ou terão presentes de “desculpe, mas não te amo mais, mas continuo porque sou ligeiramente confuso demais para me decidir”.

Mas terão presentes de desculpa sinceras e um “não vou fazer mais”, presentes que simbolizarão que “sem você morrerei”, presente de “fica comigo hoje e sempre”, de “vamos ter um filho”, presente do primeiro amor!

Nossa, o primeiro presente de dia dos namorados é muito legal, vocês conseguem lembrar? Eu me lembro do primeiro presente que ganhei, foi uma agenda simples, mas com uma capa bonita e dentro tinha um trecho da música do Caetano, Você é linda:

....“ Você é linda

Mais que demais

Você é linda sim

Onda do mar, do amor

Que bateu em mim”...

Ele era lindinho, parecia o Leonardo de Caprio, ele tinha 15+ e eu 14+, era um período que para a gente namorar tinha que ter um certo empenho, não tínhamos redes sociais e toda a tecnologia de hoje.

Mas sobre tudo fico pensando nas pessoas que passarão o dia dos namorados sozinhas ou no máximo com o que alguns vão chamar de solidão, mas não sei se conseguimos seguir na solidão, somos sempre indivíduo +1. O +1 é tudo que anda com a gente, seja uma pessoa encarnada ou seja os fantasmas na nossa cabeça, que talvez o grande presente para essas pessoas sozinhas seja exorcizar  os fantasmas da cabeça e ter um encontro consigo mesmo, se levar pra sair, ir no cinema, jantar, ressignificar o que está chamando de solidão. Rebele-se, lembre-se que essa data não passa de pretexto para consumo! Mas se não te convenci, baixe um aplicativo de relacionamento, coloque aquela roupa de baixo e feliz Dória’s Day!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Talita Montysuma
Sobre Talita Montysuma
Psicóloga, especialista em Clínica Psicanalítica.
Rio Branco - AC
Atualizado às 11h45 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 34°

33° Sensação
7 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens