Quinta, 17 de Junho de 2021 20:59
(68) 99971-5137
Ciência e Saúde Nível de atenção

Comitê da Covid anuncia que Acre permanece na faixa amarela

Comitê chama atenção para o nível de alerta e pede a população que continue com os cuidados contra a doença

10/06/2021 19h44 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Redação

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 10, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 anunciou que o Acre permanece na faixa amarela. 

O diretor do INTO, médico Osvaldo Legal, chamou a atenção para os cuidados necessários afim de evitar que o Acre viva uma terceira onda. “É preciso que a população seja vacinada. E que quem não tomou a segunda dose deve procurar fazê-lo imediatamente” .De  acordo com o médico, mais de 60% das pessoas que foram imunizadas, não tomaram a segunda dose. “Quem toma apenas a primeira dose não está nem metade protegido. Apenas 15 dias após a segunda dose é que se pode dizer que há uma garantia. Portanto, faço um apelo para que quem ainda não tomou a segunda dose, procure uma unidade de saúde”, explica.

O segundo alerta foi um pedido aos municípios. “Peço que os municípios façam um esforço concentrados para buscar aquelas pessoas que precisam ser vacinadas. Vamos fazer uma busca ativa dessas pessoas. Agindo assim, podemos evitar a possibilidade de uma terceira onda da Covid no Acre”, diz.

 

De acordo com a coordenadora do comitê, Karolina Sabino, o estado apresenta em todas as regionais uma tendência de queda e estabilização dos casos. “O que conseguimos observar é que estamos estabilizando e nossa preocupação é que a estabilização aconteça em um platô ainda de casos muito altos”, diz.

Karolina disse que apesar da redução do nível de ocupação dos leitos de UTI e leitos clínicos que estão abaixo de 50%, os cuidados sanitários ainda são necessários. “Até termos pelo menos 70% da população vacinada precisamos conter essa pandemia, para que não ocorra como em outros lugares onde estamos vendo o crescimento dos casos da doença”, explica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.