Sábado, 12 de Junho de 2021 15:37
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Exemplar

O MP fez o acolhimento da vítima, encaminhou para o registro da ocorrência policial e vai acompanhar o caso, oferecendo além da garantia legal, assistência psicológica para a mulher trans

10/06/2021 08h09 Atualizada há 2 dias
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Procuradora de Justiça Patrícia Rego
Procuradora de Justiça Patrícia Rego

Exemplar

Em vídeo publicado neste Acreaovivo, a procuradora de Justiça, Patrícia Rego, dá uma aula sobre respeito e direitos humanos personalíssimos. Ela condena a suposta prática de discriminação contra uma mulher trans proibida de usar o banheiro feminino na prefeitura de Rio Branco. A procuradora afirma que vivemos o estado democrático de direito e essa afronta se constitui crime de racismo que é grave, inafiançável e imprescritível. O MP fez o acolhimento da vítima, encaminhou para o registro da ocorrência policial e vai acompanhar o caso, oferecendo além da garantia legal, assistência psicológica para a mulher trans.

Audiência

Alertado da gravidade da situação e das penalidades a que a municipalidade pode sofrer, o prefeito Tião Bocalom marcou para hoje uma audiência com lideranças LGBTQ+ em seu gabinete, quando deverá anunciar as medidas que serão tomadas. Essa proposta esvaziou o protesto de ontem na porta da prefeitura, mas o encontro será fundamental para os rumos que o caso tomará e sobre o respeito à orientação sexual.

Osso duro

O governador deve enfrentar um osso duro de roer com a família Sales. Quase simultaneamente à solenidade de assinatura de lei de proteção à mulher, de iniciativa e com a presença da deputada Antônia Sales, junto com a primeira-dama e outras mulheres de destaque, a filha deputada Jéssica desancava Gladson Cameli. Ela expressava sua afinidade pessoal com o senador Petecão e botava mil empecilhos em uma possível composição para as eleições do próximo ano. Parece que o café que o governador tomou na fazenda do cacique Vagner Sales está dando azia.   

Sem acordo

Como previsto, não houve acordo na audiência de conciliação entre governo e sindicatos com relação à greve da Educação, que está mantida. Depois da eleição, o Sinteac falou grosso e não aceitou negociação, mas tem uma semana para responder oficialmente à proposta feita. A secretária Socorro Neri não caiu em algumas armadilhas montadas pelos sindicalistas, manteve sua posição serena e propositiva, acenando com todas as vantagens que o governo está concedendo, as possíveis dentro da situação do estado.

Saúde

Na segunda-feira está marcada greve na saúde. O movimento deve adiar a saída do secretário Alysson Bestene da pasta. Com todo o respeito às importantes pautas dos vários setores, é fato raro no Brasil greve de serviços públicos com salários em dia, pagos antecipadamente, inclusive com 50% do 13° em conta.  O Acre é mesmo politizado.

Proposta

Vale prestar atenção em projeto do deputado Jenilson Leite que propõe o investimento do estado em digitalização de documentos. É uma proposta que visa a modernidade administrativa e deve ser analisada com interesse. Seria muito importante para o serviço público e a relação com o contribuinte acreano.

Inflação

Cálculos apontam que a inflação está saindo do controle no Brasil, já ultrapassou 8% como precisão para o país este ano. No Acre a situação é ainda pior, os números são bem mais altos e não será surpresa se a projeção ultrapassar 10% até dezembro. O pior é que as taxas inflacionárias sobem quanto mais diminui o nível de renda das pessoas. Os mais pobres têm inflação maior.

Prova de vida

O INSS voltou a exigir prova de vida para os segurados, que estava suspensa há mais de um ano por causa da pandemia. Pelas normas, o processo deverá ser feito pelas agências bancárias em que o segurado recebe e deve haver opções alternativas para quem não puder comparecer presencialmente. Mas o procedimento é obrigatório e quem não fizer pode ter o benefício suspenso.

Indevido

Até agora, foram identificados 345 servidores públicos no Acre, sejam municipais, estaduais ou federais, que receberam indevidamente o auxílio emergencial do governo federal. Essas pessoas podem sofrer graves consequências com um processo judicial por estelionato. Vale a pena tentar regularizar a situação.

Anel

Depois de dedicar o dia de ontem a visitas e reuniões sore reabertura e até asfaltamento de ramais em Epitaciolândia e Brasileia, o governador Gladson Cameli assina hoje, em Brasiléia, a ordem de serviço para a execução do anel viário e da nova ponte entre os municípios. Uma grande caravana acompanha o governador.

Gentilezas

Não passaram em branco as gentilezas mútuas entre o governador e a prefeita petista de Brasiléia, Fernanda Hassem. A proximidade é maior com ela, mesmo em relação ao prefeito tucano de Epitaciolândia, Sérgio Lopes. Fernanda Hassem garante que a relação é de respeito e integração administrativa e que a política não está no foco dos dois, por enquanto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 17h24 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 26°

25° Sensação
11 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens