Sábado, 12 de Junho de 2021 15:39
(68) 99971-5137
Saúde Risco da atividade

Jornalistas pedem inclusão no grupo prioritário da vacina da Covid-19

A categoria está inserida no decreto nº 10.288, de 22 de março de 2020 como essencial no combate a Covid-19, mas não figura no Programa Nacional de Imunizações

09/06/2021 20h14
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Dirigentes de entidades que reúnem jornalistas acreanos entregam carta ao secretário municipal de Saúde. Foto: divulgação.
Dirigentes de entidades que reúnem jornalistas acreanos entregam carta ao secretário municipal de Saúde. Foto: divulgação.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (Sinjac), juntou forças com a Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet) e a Associação das Jornalistas Escritoras do Brasil (Ajeb) e foram hoje pela manhã, 8, até o secretário municipal de saúde, Frank Lima, entregar carta de solicitação para a inclusão dos profissionais de comunicação no grupo prioritário da vacina da Covid-19.

O presidente do Sinjac e diretor da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Victor Augusto, disse que “somente através da imunização dos jornalistas que poderemos garantir que pelo menos quinhentos profissionais não corram o risco de morte e nem exponham seus familiares. Diferente das demais profissões, nós precisamos estar na rua para levar a informação e combater as fake news, que tanto tem causado problemas e confundido a população, resultado disse é o pânico de grupos e certas faixas etárias de buscarem a vacinação. Como qualquer cidadão, queremos a nossa imunização”, disse Victor.

A presidente da Abrajet e da AJEB no Acre, jornalista Socorro Camelo, lembrou que a categoria está inserida no decreto nº 10.288, de 22 de março de 2020 como essencial no combate a Covid-19, mas não figura no Programa Nacional de Imunizações. “A Fenaj fez um estudo e a quantidade de jornalistas mortos pela Covid é impressionante. Os repórteres estão expostos a infecção, por ser da linha de frente. Tanto a Abrajet quanto a AJEB tem profissionais de imprensa nas ruas diariamente. Se não fosse o trabalho da imprensa, a pandemia que já é terrível seria bem pior”, disse a jornalista.

O secretário municipal de saúde, Frank Lima, disse considerar importante o trabalho mas informou que não há mais grupos prioritários no Acre a partir da próxima semana. “Vamos começar na segunda a vacina toda a população de acordo com a idade. E até novembro toda a população de Rio Branco já estará vacinada” afirmou ele.

Na reunião com o secretário, além de Victor Augusto e Socorro Camelo, participaram ainda os jornalistas Jorge Braun, Alessandra Machado, Eduardo Silva e também o vice presidente da Abrajet Raimundo Morais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio Branco - AC
Atualizado às 17h24 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 26°

25° Sensação
11 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens