Sábado, 12 de Junho de 2021 15:48
(68) 99971-5137
Emprendedorismo Opinião

A indústria do turismo gera renda e trabalho para todo o estado

É preciso estar atento ao potencial do turismo, que gera emprego, renda, desenvolvimento sustentável, ambientalmente correto e promoção para o estado

08/06/2021 16h40 Atualizada há 4 dias
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Voo de balão no Acre é um dos produtos implantado pela iniciativa privada. Foto: Marcos Vicentti
Voo de balão no Acre é um dos produtos implantado pela iniciativa privada. Foto: Marcos Vicentti

Por Socorro Camelo | jornalista e atual presidente da Associação Nacional dos Jornalistas de Turismo - Abrajet/ seccional Acre

O turismo se realizado de forma responsável e eficaz é a indústria mais limpa, ambientalmente correta e socialmente  equilibrada. Capaz de gerar grande impacto econômico na geração de emprego e renda e na divulgação do estado e da região. É assim em todo o mundo e, especificamente, no Brasil. Mesmo na pandemia, a indústria do turismo se mostra importante para a retomada das ações econômicas, para a normalidade da vida em sociedade.

Em todo o mundo, a indústria do Turismo e os governos são aliados na valorização das belezas, dos recursos naturais, no incentivo às viagens, intercâmbio que gera recursos com os turistas, com  a divulgação das potencialidades, da produção, do comércio e dos serviços locais.

Por exemplo, a simples divulgação em um site especializado em viagens, de que um hotel na cidade de Gramado foi escolhido como o melhor destino de hospedagem pela qualidade do atendimento, fez as reservas dispararem 700%, com reflexo em toda a economia regional.

Por isso é estranho que a Comunicação do governo do Acre decida limitar a divulgação da potencialidade turística da região, sob a alegação de  que se favoreceria uma empresa privada. Especialmente, porque as atrações públicas no estado estão sofrendo com a pandemia, os equipamentos culturais  parados ou sem conservação, os sítios históricos abandonados, sem que o governo tenha recursos para investimento nessa área. É aí que a iniciativa privada deve entrar e colaborar, em uma via que precisa ter a mão dupla. A secretaria de Turismo do estado tem compreensão disso, tanto que a própria secretária Eliane, divulga em sua página pessoal todo tipo de empreendimento e potencialidades turísticas. E incentiva. Do vendedor de quibe ao voo de balão. 
É assim o turismo, impulsionador de negócios.

É preciso estar atento ao potencial do turismo, que gera emprego, renda, desenvolvimento sustentável, ambientalmente correto e promoção para o estado. Não dá para entender que o mesmo governo que exalta empresas privadas de agronegócio e da indústria, se negue a incluir aquelas ligadas ao turismo na divulgação, afirmando que seria de interesse privado.

Isso é no mínimo pensar pequeno.

Em tempos pandêmicos é preciso que  se mantenham vivos os valores de uma quase perdida normalidade, em meio às preocupações que podem, de imediato, parecer maiores, mas que não devem sufocar a esperança de dias melhores e da retomada da vida renovada em um  futuro próximo.

Que a gente se permita voos cada vez  mais ousados!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Socorro Camelo
Sobre Socorro Camelo
Jornalista
Rio Branco - AC
Atualizado às 17h45 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 26°

25° Sensação
11 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens