Sábado, 12 de Junho de 2021 15:38
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Devastação

A devastação florestal no Acre avançou 91% a mais que igual no mesmo mês de 2020

18/05/2021 14h59 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Devastação

Ilegal

Levantamento de pesquisadores brasileiros do Instituto Centro de Vida (ICV), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do WWF-Brasil, aponta que cerca de 94% do desmatamento registrado na Amazônia brasileira e na região de Matopiba (Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia) é ilegal. Nos 12 meses anteriores a agosto de 2020, o desmatamento da floresta brasileira aumentou 9,5%, destruindo um território maior que o da Jamaica, segundo dados oficiais.

Pretensão

E o ministro Ricardo Salles ainda tem a pretensão de atacar ambientalistas, criticar a reserva extrativista Chico Mendes, xingar a ex-senadora Marina Silva e mentir descaradamente, junto com o presidente, anunciando que o desmatamento ilegal acabará em 2030. Só se for por falta de florestas. O pior é que esse desmatamento sequer se traduz em produção. No Acre, serve apenas como garantia de posse da terra, principalmente.

Devastação

Como exemplo dessa destruição, só em abril deste ano, a devastação florestal no Acre avançou 91% a mais que igual no mesmo mês de 2020, com 255 quilômetros quadrados queimados.

Sobreposição

Outro dado terrível. O Acre é o segundo estado da Amazônia onde mais foram identificadas áreas rurais que têm o título da propriedade sobreposto a áreas ambientais. Ou seja, gente invadindo área de preservação. O maior exemplo ocorre na reserva Chico Mendes. Isso só é possível com a conivência de quem faz o registro. 

Bom senso

Depois que os camelôs bloquearam a ponte Sebastião Dantas, ameaçaram invadir o terminal urbano, o prefeito Bocalom abriu negociação e vai cadastrar os camelos que tiveram suas barracas destruídas no fim de semana. O cadastro acontece a partir de hoje, no Aquiri Shopping. Mesmo assim, a negociação será do jeito mais autoritário, a cargo do gabinete militar do prefeito (??!!), com o coronel Bino.

Duelo

Uma guerra declarada está acontecendo entre os apoiadores do prefeito Bocalom e o vereador pastor Arnaldo Barros (Podemos). O vereador tem realizado constantes lives de críticas ao prefeito e se postou ao lado dos camelôs que tiveram suas barracas derrubadas. Aí passou a ser atacado em grupos de WhatsApp de aliados de Bocalom. Nas redes sociais, as postagens do vereador têm pelo menos três vezes mais repercussão que a defesa do prefeito.

Progressistas

Os independentes, candidatos sem partido e as duas listas da esquerda, uma mais radical, outra mais moderada, venceram as eleições para formação da Assembleia Constituinte do Chile. Interessante é a fórmula escolhida para a posse dos eleitos, que será paritária, ou seja, não importa a colocação das mulheres nas chapas partidárias, elas terão 50% dos mandatos. Os indígenas terão direito a 17 vagas. O Chile tem um governo de direita, é o modelo econômico do ministro Paulo Guedes, do Brasil, que foi exemplarmente derrotado. A direita mão fará sequer um terço da Assembleia, condição que lhe permitiria vetar propostas constitucionais,

Mais um

Desse modo, o Chile é mais um país da América do Sul em que a esquerda volta ao poder, depois da Argentina e Bolívia. O Peru decide sua eleição no dia 06 de junho e o favorito é o esquerdista Pedro Castillo, que enfrenta a direitista Keiko Fujimori, apoiada por Bolsonaro. A Colômbia, também com governo extremista, enfrenta um forte movimento de protesto contra as reformas neoliberais e o Paraguai está prestes a explodir. Nossos dois vizinhos de fronteira, Peru e Bolívia podem se tornar vermelhos.

Enrolado

Quanto mais tenta se explicar, mais o senador Márcio Bittar se enrola. O jornal Estadão descobriu que as emendas dele para fora do estado somaram na verdade R$ 50 milhões e, além de Gameleira de Goiás, cidades do interior do Ceará foram beneficiadas. Parece uma linha de novelo que a cada dia se enrola mais.

Gratificação

O Ministério Público Federal definiu posicionamento junto ao Ministério Público Estadual, pedindo a impetração de ação direta de inconstitucionalidade contra a lei que garante gratificação financeira ao policial que apreenda arma de fogo irregular, clandestina. O MP alega que essa é uma das funções do policial e que a proposta de dinheiro de prêmio é ilegal;

Quase esquecido

Passou quase esquecida ontem a data dos 29 anos do assassinato do governador Edmundo Pinto dentro de um hotel em São Paulo. O jovem governador teve sua vida interrompida, junto com seus sonhos e sua imensa popularidade.  Uma morte nunca completamente esclarecida.

Agendamento

A Câmara Municipal promulgou a lei que institui o agendamento e cancelamento de consultas por telefone e app na capital. O prefeito tinha vetado a norma legal, mas esse veto foi derrubado pelos vereadores. Agora, a secretaria Municipal de Saúde terá que se adaptar para criar as condições para esse atendimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 17h24 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 26°

25° Sensação
11 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens