Sábado, 12 de Junho de 2021 14:41
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Ponte

A ponte será liberada para o tráfego no sábado e os primeiros veículos a passar serão carretas cheias de bugigangas das Lojas Havan! Que isso não seja ilustrativo da futura utilidade da ligação terrestre

07/05/2021 08h26 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
"Ponte do Abunã", sobre o rio Madeira é inaugurada hoje, 7, e facilitará o acesso ao Acre. Foto: Pedro Devani.

Ponte

O presidente Bolsonaro vai restringir sua presença na inauguração da ponte sobre o rio Madeira. Não haverá entrevista coletiva, o presidente cancelou a possibilidade de agenda e jantar no Acre, não há agendas públicas em Porto Velho. Bolsonaro chega na capital de Rondônia, embarca em helicóptero com o governador local e com Gladson Cameli para a ponte, preside a cerimônia em uma tenda armada no meio da estrutura, com rígidas medidas de segurança, para convidados selecionados, volta a Porto Velho e de lá para Brasília.  O máximo de interação deve ser com sua claque de apoiadores, que ficará isolada em local especial na cabeceira da ponte.

Efeito CPI

Dizem que a agenda apertada do presidente seria devido à CPI da COVID, onde o governo vem sofrendo seguidos revezes. O humor do presidente está na pior fase e ele voltou a acionar o filho nº 2, o vereador Carlos Bolsonaro e seu “gabinete do ódio”. Isso significa radicalizar o discurso. Ainda assim promove aglomeração com 300 pessoas em uma tenda. Usará máscara o presidente?

O primeiro

Qual será a primeira carga a passar pela nova ponte? Uma carreta com soja do Acre? Um carregamento legal de bovinos? Alimentos vindos do sul do país mais baratos por não precisarem pagar a balsa? Não! A ponte será liberada para o tráfego no sábado e os primeiros veículos a passar serão carretas cheias de bugigangas das Lojas Havan!  Que isso não seja ilustrativo da futura utilidade da ligação terrestre.

Esperança

A ponte dá boas esperanças para o estado, mas ela por si só não resolve nada. É preciso um planejamento estratégico para a nova realidade econômica que ela representa. O Acre precisa redefinir sua base econômica agora que está ligado ao sul do país e à integração sul-americana. É preciso coragem determinação e ousadia.

Veto

Como esperado, a Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito ao projeto que prevê aplicativo para cadastro e marcação de consultas e agendamento para vacinação de COVID. Era mesmo uma decisão absurda a do prefeito. O software é gratuito, não gera gastos e só não foi implantado por birra e descaso da prefeitura. Pois agora virou lei e será cobrado. O projeto de autoria da vereadora Michelle Melo havia sido aprovado por unanimidade.

Postagem

Nas redes da secretária Socorro Neri ontem, a primeira postagem em rede social depois de assumir o cargo, com a notícia do pagamento da VDP e os estágios em tempo integral. Tomara que a nomeação da ex-prefeita colabore para esvaziar a convocatória de greve na segunda-feira. Não se descarta que professores e profissionais da educação podem preferir dar um voto de confiança a Socorro Neri. O problema é que a greve visa a política interna e as eleições no Sinteac, muito mais que cobrar soluções do governo.

Aliança

Foi fechada ontem a aliança entre o governo e meio MDB. Boa parte do partido ainda ficou de fora. Mesmo assim, a aliança pode abrir mais espaço para o MDB no governo, se não em cargos de primeiro escalão, mas em posições estratégicas na capital e no interior, que por vezes valem mais, politicamente, que funções de chefia na capital. A avaliação do MDB é que os agora distantes virão aos poucos, por gravidade.

Adiado

Foi adiado para terça-feira o depoimento do diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres na CPI da COVID, quando ele terá que explicar o veto à vacina Sputnik V, que seria adquirida pelo consórcio de governadores, inclusive o do Acre. A sessão promete ser quente, a se considerar a ação da comissão até agora. Ontem, a Rússia anunciou uma nova versão da vacina com resultados ainda mais satisfatórios, para ser tomada em dose única.

Prevenção

O secretário de segurança, coronel Paulo Cézar,, anunciou que o Acre tem um plano preventivo e de contingência para tentar evitar invasões e massacres em escolas e creches. Boa notícia, embora atos suicidas e desesperados sejam difíceis de prever e controlar. O grande problema é a síndrome da imitação. Todos os desajustados se inspiram no massacre de Columbine, nos Estados Unidos, quando os atiradores viraram mártires nos fóruns radicais dos porões da web.

PSDB

O advogado Eduardo Ribeiro ficou ainda mais perto da base do governo. Ele vai se filiar ao novo PSDB que está sendo estruturado no estado. O partido ganha um quadro altamente preparado, ético e combativo. Eduardo tem um grande futuro na política e na administração pública acreanas.

Queiroga

Os negacionistas na medicina só envergonham. A participação do Ministro da Saúde na CPI da Covid foi simplesmente deplorável. Se esquivando de perguntas que poderiam comprometer o Chefe, o Ministro teve a cara de pau de dizer que um médico pode oferecer um medicamento, mesmo sem comprovação. Um absurdo, pois lógico que o paciente vai aceitar. Quem está doente quer se ver curado da doença, e não tem informações farmacológicas e noção dos efeitos deste ou daquele medicamento ou tratamento.

 Desgoverno

Triste ver que estamos rumo ao desfiladeiro desgovernado e nas mãos de gente mau caráter e sem nenhum escrúpulo, que brinca com as vidas das pessoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 16h24 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 26°

25° Sensação
11 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens