Sábado, 12 de Junho de 2021 15:09
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Último

O retrato real do quantas anda o processo de vacinação em todo o estado deve refletir no sistema a fim de nortear, inclusive, a reivindicação de mais doses e a articulação política da bancada federal e do governo estadual junto ao Ministério da Saúde

06/05/2021 08h35 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Último

Último

Reportagem no Jornal Nacional da Globo apontou que o Acre está em último lugar, como o estado que menos vacinou contra a COVID-19 no país. A posição é fruto de vários fatores, entre eles o número reduzido de doses, a estrutura logística das prefeituras, especialmente nas doses para meio rural e indígenas, falta de campanha de mobilização do público prioritário, falta de busca ativa de pessoas a serem vacinadas ou para tomar a segunda dose e descaso tanto da população como das prefeituras responsáveis pela campanha.

Dados

A alimentação dos dados dos vacinados no sistema do SUS, porém, deve ser tratada como prioridade pelas secretarias municipais de saúde e a estadual, por meio de da coordenação do Programa de Imunização, inclusive como reforços de equipes de técnicos e realizações de mutirões de digitalização. O retrato real do quanto anda o processo de vacinação em todo o estado deve refletir no sistema a fim de nortear, inclusive, a reivindicação de mais doses e a articulação política da bancada federal e do governo estadual junto ao Ministério da Saúde.

Vacinas

O real é que por falta de vacinas suficientes acontece a média de três mil mortes por dia no país, levando pessoas do talento de Paulo Gustavo e tantos outros que viraram estatística.

VDP

A nova secretária Socorro Neri começa a gestão com o pé direito, tomando uma das bandeiras sindicais mais fortes: o pagamento da VDP, benefício que será quitado de forma integral no começo de junho, conforme acertado ontem na sua primeira reunião com o governador Gladson Cameli.

Não precisa

Mais uma prova de que a estrada Cruzeiro do Sul-Pucallpa é desnecessária. O Peru autorizou a importação de carne suína do Brasil, o que fortalece o frigorífico Dom Porquito que vai exportar via rodovia interoceânica, por Brasileia e Assis Brasil. Sem cortar parque ou reserva natural.

Habilitação

O longo processo de habilitação do frigorífico Dom Porquito para exportação ao Peru parece estar chegando ao fim, faltando apenas uma vistoria missão técnica de auditoria, o que deve ocorrer brevemente.

Saída

O chefe da Casa Civil e da Secretaria Municipal de Planejamento, Artur Liborino Neto, pediu demissão ontem, pegando o prefeito de surpresa. Ele foi o coordenador da sua campanha e está junto com Bocalom desde 2010. Os motivos alegados são de ordem médica, por problemas não especificados de saúde. Mas os boatos correm soltos na capital de muros baixos com outras interpretações.

Terrorismo

O comentarista bolsonarista Alexandre Garcia alertou em seu programa no Canal Rural que o Acre e Rondônia estão sendo ameaçados por um grupo terrorista com ramificações internacionais e ligado ao tráfico de drogas, por conta do ataque a uma fazenda em Rondônia por um suposto movimento radical. Menos. Essa é uma clara tentativa de construir uma narrativa de terror, que justifique a criminalização de movimentos sociais. Ainda que equivocados em seus métodos, esses grupos não podem servir para desqualificar a luta pela terra.

Ataques

Alexandre Garcia disse que “trata-se de um grupo guerrilheiro, terrorista, de caráter internacional. Já foram apreendidas substâncias para o refino de drogas. Os métodos em relação a ataques, destruição de ponte, geram temor nas populações e causam submissão”. Aí vem o golpe dessa tentativa de desqualificação: “o governo precisa intervir imediatamente. Os ataques demandam uma reação enérgica e isso envolve 69 processos de reintegração de posse e há muita preocupação com o nível dos armamentos utilizados por esses bandos, que foram identificados como um mal que precisa ser cortado pela raiz” Ou seja, o medo é difundido para tentar fazer com que a justiça penalize quem quer buscar a terra para produzir. A conversa é velha.

De que lado

A deputada Jéssica Sales foi direta e objetiva em suas redes e disse que ainda não definiu quem vai apoiar na próxima eleição para governador: se Gladson Cameli, na reeleição ou o senador Petecão. Disse que a família terá posição comum, a ser tirada mais perto do pleito. Este é só um dos problemas que o governador vai enfrentar para ter o MDB em seu palanque, apesar das promessas de alguns dirigentes.

Covid

Na véspera da inauguração da ponte do Abunã, Rondônia registra 14 mortes, por COVID, entre elas a da jornalista Cléo Subtil. Além disso, foram confirmados diagnósticos de 365 novos casos. Quem for ao ato da ponte, portanto, cuidado, porque a situação está complicada no estado vizinho. Recomenda-se não esquecer do distanciamento e uso de máscaras. Lembrando que a última vez em que Bolsonaro esteve no Acre, por negligenciar os cuidados, várias pessoas pegaram a doença. Uma delas inclusive, ficou em estado grave.

Prioridades

Manaus já começa o cadastro de professores para tomar a vacina. O mesmo precisa acontecer no Acre. Ontem, a secretária Socorro Neri disse ter esperança de que a vacinação dos trabalhadores em Educação aconteça no começo do segundo semestre, permitindo só assim que as aulas presenciais possam voltar com os devidos cuidados sanitários.

Sem divulgação

Por muito tempo vigorou uma norma que ainda é muito respeitada em redações de jornais e na imprensa em geral de não se divulgar suicídios, especialmente com nomes e fotos, para não servir de incentivo e gatilho. É hora de se estabelecer uma nova conduta: a de não noticiar o nome dos que atacam escolas ou como no caso mais recente, creche, como em Santa Catarina, para perpetrar chacinas. É que a satisfação desses criminosos é a de virarem mártires para as comunidades de malucos que frequentam os fóruns da dark web que idolatram essas ações. Divulgar nome, foto, manifestação de gente desse tipo é combustível para a repetição desses atos.

Boa notícia

O Acre recebe hoje, as 14h, um novo lote de vacinas contra Covid-19. São 13.300 doses da Fiocruz. A informação foi divulgada pelo Governo do Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias
Rio Branco - AC
Atualizado às 17h04 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 26°

25° Sensação
11 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens