Domingo, 09 de Maio de 2021 11:31
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Jorge Viana

Jorge foi um dos melhores governadores que o Acre já teve

29/04/2021 09h08 Atualizada há 1 semana
413
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Jorge Viana (PT) como pré candidato a governador embaralha o jogo eleitoral. Foto: vídeo reprodução
Jorge Viana (PT) como pré candidato a governador embaralha o jogo eleitoral. Foto: vídeo reprodução

Jorge Viana

O ex-governador e ex-senador Jorge Viana fez um vídeo e publicou carta em suas redes, lançando um movimento que chamou de "Acre do Século XXI" para articulação de alternativas para as eleições do próximo ano. Jorge mencionou o convite do seu partido, o PT, para a candidatura a governo do estado mas ressaltou que não era hora de abrir essa discussão por cargos, mas de formar um arco de alianças.

Lúcido

Como sempre, Jorge Viana foi lúcido e prático em suas análises, com críticas aos políticos eleitos em 2018, que hoje vivem em clima de guerra interna constante. A afirmação é correta, embora também nas administrações petistas sempre houve a eterna guerra das correntes internas do partido. O poder atrai dissidências, embora nem de perto se compara à situação atual, em que ex-aliados se atacam no pescoço uns dos outros.

Presença

A presença de Jorge Viana, seja em que situação for, na disputa eleitoral, por si só qualifica o debate e bota pressão em quem for enfrentá-lo. Jorge tem história, realizações e capacidade. E não se pode negar, ele foi sim, um dos melhores governadores que o Acre já teve.

Buracos

O prefeito Tião Bocalom não precisa de adversários. Sua equipe sozinha é capaz de criar as mais improváveis situações hilariantes, constrangimentos, absurdos, vergonhas e de superar qualquer crítica ou armação da oposição. A última da prefeitura foi a inacreditável campanha da RB trans ensinando os motoristas a andar pelas ruas esburacadas da cidade.

Campanha

Ou seja, em vez de consertar os buracos das ruas, a prefeitura dá orientações aos motoristas como evitar prejuízos com os veículos ao trafegar pela cidade. Essa é para ser distribuída em todo o mundo. Uma campanha inédita de redução de danos, diante da inoperância da administração municipal. Entre as recomendações: “sempre que possível, desvie do buraco”. Excelente conselho. Outro: “caso não consiga desviar do buraco, solte o freio”.  Deveria haver outra dica: “na próxima eleição, vote em quem tampa os buracos em vez de quem ensina a conviver com eles”.  A publicação era tão sem noção que foi removida do Instagram da RB trans. Alguma alma boa deve ter alertado do ridículo.

Meme

A tal cartilha de convivência com os buracos virou meme na capital. Mesmo depois de retirada do feed da RB Trans foi intensamente reproduzida em posts nas redes sociais, para alegria dos internautas que destacaram a postagem como mais juma daquelas coisas que só acontecem no Acre.

Constrangimento

Mas não foi o único constrangimento do dia para a prefeitura. Os Ministérios Públicos Federal e Estadual deram cinco dias para o prefeito explicar a defesa que fez do tratamento precoce da pandemia com o chamado kit Covid, que contém a hidroxicloroquina e a ivermectina. Os representantes ministeriais querem saber em que evidências científicas o prefeito se baseou para essa recomendação e o alertaram que a difusão de fake news é crime. A resposta do prefeito só pode ser que a evidência do sucesso da terapia é o pronunciamento do douto Presidente das República, que carrega nas costas 400 mil mortos.  

Discurso

O presidente Biden assumiu o governo dos Estados Unidos na primeira semana de janeiro. Havia prometido a vacinação de pelo menos 100 milhões de americanos nos primeiros 100 dias de sua gestão, meta considerada inalcançável até por seus aliados. Muito bem, em discurso ontem no Congresso, confirmou que já foram vacinados contra a COVID mais de 232 milhões de americanos. Toda pessoa maior de 16 anos pode tomar a vacina. Enquanto isso, no maior país da América Latina...

Muito grave

Se a situação do Brasil já é de catástrofe sanitária, no Acre a coisa está pior ainda. Ontem foi batido o recorde de óbitos por dia, desde o início da pandemia, com 17 vítimas, as UTIs voltaram a lotar e o estado é o segundo pior no país em número de vacinados. As promessas do ministro da Saúde de reforçar o envio de doses ficaram esquecidas. E a falta de compromisso da população com as medidas sanitárias provoca esse aumento de casos.

Censo

O ministro Marco Aurélio Mello determinou ao governo federal que execute sem demora o Censo do IBGE marcado para esse ano. O ministro Paulo Guedes informou que não há dinheiro, que os recursos foram cortados do orçamento e culpou o Congresso. Não explicou que o corte da verba do censo foi uma decisão pessoal do relator do orçamento, senador Márcio Bittar que usou como desculpa a pandemia que impediria as visitas domiciliares. O IBGE avisou que mesmo que o dinheiro seja devolvido já não dá mais para reativar os procedimentos para o trabalho nesse 2021.

Recordes

A ponte do Madeira deve provocar aglomeração em sua inauguração exatamente na época em que Acre e Rondônia batem recordes de mortes e contaminações por COVID. Com certeza, o presidente vai aparecer sem máscara e reclamando de quem estiver protegido. Da última vez que esteve no Acre reuniu grande grupo de apoiadores em Sena Madureira e, uma semana depois, explodiram os casos de COVID no município. É nesse clima que a ponte aguardada por mais de 40 anos será entregue.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.