Terça, 27 de Julho de 2021 10:27
(68) 99971-5137
Esportes Opinião

Atividade física e qualidade de vida | parte 3

Cabe ao avaliador, dentro de todos os protocolos e opções de itens a serem avaliados, criar o que chamamos de “bateria de testes”

23/04/2021 22h41 Atualizada há 3 meses
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com

Por Marcus Albuquerque CREF 000545G/AC

Após a descoberta de como o corpo da pessoa avaliada é formado, os testes de funcionalidade vêm registrar as capacidades físicas natas, específicas e adquiridas.

1. Natas: a ginástica sueca previa que o corpo humano tem a natureza de conseguir se deslocar pelo seu ecossistema de forma prática, segura e saudável. Pehr Henrik Ling (1776 – 1839) foi um fisioterapeuta, desenvolvedor e professor de ginástica idealizador de uma ginástica com objetivo higiênico e médicos, de saúde e reabilitação. Em 1813 fundou o Real Instituto Central de Ginástica de Estocolmo – Suécia - onde aplicou suas teorias. LING dividiu sua ginástica em quatro partes:- a) pedagogia – voltado para a saúde evitando vícios posturais e doenças; b) militar – incluindo tiro e esgrima; c) médica – baseada na pedagogia evitando também as doenças; d) estética – preocupado com a graça do corpo.

A união de todas estas características, com o tempo e seu desenvolvimento natural através do mundo, reuniu as principais funções do corpo humano saudável, que deve ser capaz de saltar, correr, rastejar, rolar sobre si e outros objetos, dependurar-se em diferentes obstáculos, carregar cargas de diferentes pesos por tempos aleatórios, andar em desequilíbrio por superfícies diversas etc.

Então temos este atual conjunto de aspectos a serem observados:

a) Agilidade - capacidade de executar movimentos rápidos, ligeiros, com mudança de direção.

b) Coordenação Motora - destreza que permite realização de sequência de movimentos de forma ordenada, em sincronia.

c) Flexibilidade - capacidade de amplitude que as articulações têm de realizar movimentos angulares, com segurança estrutural.

d) Força - capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares. Pode ser: dinâmica ou isotônica – músculos envolvidos geram movimento ou suportam o peso do próprio corpo em movimentos repetidos; estática ou isométrica – músculos não produzem trabalho em forma de movimento, mas em manutenção da postura, posição de produção da força exercida; explosiva ou potência –habilidade de exercer o máximo de força na maior velocidade possível.

e) Resistência - capacidade de sustentar uma determinada carga de atividade pelo tempo mais longo possível sem fadiga. A capacidade física resistência pode ser subdividida em: aeróbica – permite manter um determinado esforço por um tempo onde o consumo de oxigênio equilibra-se à sua absorção; anaeróbica - permite manter um determinado esforço por um tempo onde o consumo de oxigênio é superior à sua absorção, ou seja, em esforços de grande intensidade. Este débito de oxigênio só é restaurado após um período de repouso.

f) Resistência muscular localizada – capacidade que o músculo tem para trabalhar contra uma resistência moderada por longos períodos de tempo.

g) Velocidade - capacidade de executar movimentos na maior rapidez individual possível. Pode ser subdividida em: velocidade de deslocamento – capacidade máxima que uma pessoa consegue se deslocar de um ponto a outro; velocidade de reação – rapidez na qual uma pessoa é capaz de responder à um determinado estímulo, que pode ser visual, auditivo ou tátil. Portanto, a velocidade de reação é o tempo entre o estímulo e o início da resposta motora.

h) Equilíbrio - qualidade física obtida através da combinação de ações musculares que tem o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base. Pode ser subdividida em: estático – manutenção de uma determinada posição adquirida; dinâmico - manutenção do equilíbrio durante a realização de movimentos; recuperado – Capacidade de adquirir uma posição de equilíbrio após o corpo ter estado em movimento.

2. Específicas: Em determinadas avaliações, o avaliador busca um padrão de comportamento referente a necessidades determinadas pelas práticas cotidianas, laborais, de ajustamento pessoal etc. para a composição de um laudo de comportamento prático e funcional. Como exemplo, as avaliações militares e de concursos para admissão em forças especiais e cargos que exijam situações específicas de comportamento e resposta fisiológica e funcional: bombeiros, policiais, forças armadas, grupos de salva-vidas marítimos, guardiões de piscinas e centros aquáticos etc.

3. Adquiridas: aprofundando mais ainda as específicas, seria a criação de subgrupos após este modelo. Ou seja: dentro do grupo de avaliação específica, quais seriam os que podem desenvolver um padrão mais único de comportamento. Também é conhecido como detecção de talentos. Dentro de um grupo de corredores, quem vai para as corridas de longa e os que vão para as curtas distâncias; em um time de ginástica olímpica, quais atletas vão desenvolver as melhores habilidades para os diversos aparelhos – barra fixa, cavalo com alça, salto sobre o cavalo etc. e por aí vai. Estas avaliações visam aprofundar a qualificação especial e aprimorar ainda mais as capacidades funcionais para somente aquele tipo de função corporal adquirida com o treino geral de desenvolvimento esportivo.

Cabe ao avaliador, dentro de todos os protocolos e opções de itens a serem avaliados, criar o que chamamos de “bateria de testes”. Para ter um padrão ótimo de resultados, devemos nos ater aos pontos que realmente vão fazer a diferença em nível de informação, retroalimentação, praticidade, reprodutibilidade e referências dos testes que serão utilizados, para evitar perda de tempo e coleta de informações que não geram informações pertinentes para a produção posterior da aplicação das ações que vão melhorar as respostas encontradas, dentro do que se programar como metas e objetivos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marcus Albuquerque
Sobre Marcus Albuquerque
Professor de educação física, especialista em judô olímpico e pilates.
Rio Branco - AC
Atualizado às 12h25 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 34°

35° Sensação
7 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens