Sexta, 25 de Junho de 2021 05:23
(68) 99971-5137
Emprendedorismo Opinião

Resiliência: a chave para empreender em tempos de pandemia

É preciso muito mais do que regrinhas básicas e planilhas de fluxos de caixa para conquistar seu lugar em qualquer segmento

20/04/2021 11h07
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Resiliência: a chave para empreender em tempos de pandemia

Por Lidianne Cabral

Para começar nossa conversa, quero dizer que estou em um processo de construção do que de fato seja empreender.

Por esta razão, traço aqui, algumas experiências de alguém que se ariscou a abrir um pequeno negócio, exatamente neste período.

O maior significado hoje, para mim quando me refiro a experiência de empreender, é a possibilidade de crescimento pessoal, de desenvolver o maior e mais valioso processo humano: o autoconhecimento.

Longe de mim, romantizar algo de tamanha complexidade, sobreviver de pequenos negócios no nosso País, e especialmente no Acre, é tarefa árdua. Assim sendo, é na necessidade de sobrevivência, que muitas pessoas, assim como eu, resolvem buscar alternativas melhores de emprego e renda.

É fato que, é preciso muito mais do que regrinhas básicas e planilhas de fluxos de caixa para conquistar seu lugar em qualquer segmento. É necessário ir além, impulsionar de dentro para fora essa força, essa garra e a vontade de vencer que nos move, quando a única alternativa é seguir em frente.

Quebrar dentro de nós as “crenças limitantes” que não nos permite, muitas vezes, evoluir, é tarefa diária, e é dessa forma, que me atrevo a dizer, que nasce a RESILIÊNCIA. A capacidade de se recobrar ou se adaptar à “má sorte” ou às mudanças, como aquele dicionário famoso descreve tão bem. Essa capacidade nos permite experienciar novas oportunidades e mesmo em um contexto tão difícil, mergulhar na fonte do conhecimento e aproveitar cada etapa para aprender, para se reinventar dia após dia.

Confesso a vocês, que não tem sido fácil, porém olho pra tras e me orgulho da minha história, já não sinto tanto medo e vislumbro grandes vitórias e outras tantas dificuldades, que fazem parte da caminhada de toda pessoa que empreende e ainda sigo com a solidariedade e mãos estendidas de muitas mãos amigas. E mesmo quando os dias se tornam mais pesados, me inspiro nas histórias e vivências das mulheres, essas me impulsionam a seguir. Entre elas, destaco aqui, o exemplo da trajetória de sucesso da empresária Luiza Helena Trajano que nos ensina:

“Empreendedorismo, para mim é fazer acontecer, independente do cenário, das opiniões ou das estatísticas. É ousar fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal e na sua missão.”

Não poderia encerrar nosso papo por aqui sem destacar que somos nós, mulheres que mais buscamos alternativas e conhecimento para empreender no nosso País, dados recentes apontam que, as mulheres saem na frente (2020 – 8,6 milhões de mulheres donas de negócios, 1/3 do total comparado aos homens – Portal do empreendedor SEBRAE) seja nas estruturas mais simples ou as mais elaboradas de negócios, como forma de garantir sobrevivência própria ou familiar.

Bem...mais esse assunto já rende uma outra conversa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lidianne Cabral
Sobre Lidianne Cabral
Produtora cultural, comunicadora e empreendendora da Hamburguer RB
Rio Branco - AC
Atualizado às 07h21 - Fonte: Climatempo
19°
Nuvens esparsas

Mín. 19° Máx. 32°

19° Sensação
2 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.