Sexta, 25 de Junho de 2021 04:05
(68) 99971-5137
Auto & Moto Opinião

Duas Rodas e as nova leis de trânsito no Brasil

Todos nós devemos estar atentos a essas mudanças

15/04/2021 20h04
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Duas Rodas e as nova leis de trânsito no Brasil

Por Teiga Júnior

Desde o dia 12 de abril de 2021, entrou em vigor no Brasil novas regras de trânsito que mudam algumas leis anteriores que todos nós devemos estar atentos a essas mudanças. 

Segundo Frederico de Moura Carneiro, diretor-geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), durante participação na #LiveJR na última sexta-feira (9), “na prática, a nova lei corrigiu uma impropriedade. Antes os agentes de fiscalização autuavam de mesma forma o motociclista que estava sem o capacete (infração gravíssima) e aquele que estava sem a viseira, em que o risco é muito menor. Agora, as infrações estão separadas, de acordo com a sua gravidade.”

A seguir pontuamos algumas dessas mudanças.

Prazo de validade da CNH

Segundo o portal da Agência Brasil, a atenção deverá ser maior para os motoristas a partir de agora, já que a validade será de dez anos para os motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco para motorista com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos e três anos para o motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Pontuação e Punibilidade

Agora será vinculada a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração. A lei agora estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses conforme haja infrações gravíssimas ou não.

A suspensão de dirigir e à punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas também foram modificadas, ficando proibida a conversão da pena de reclusão (privativa de liberdade) por penas alternativas no caso de morte ou lesão corporal provocada por condutor sob efeito de álcool ou drogas.

Alterações que envolvem o motociclista

Conforme o portal da Motorrad Experience publicada em vídeos, sendo que as principais alterações envolvem os seguintes tópicos:

Crianças na garupa - A idade mínima para crianças andarem na garupa que era de 7 anos, passou para 10 anos.

Há algumas regras que ainda estão no código que devem ser lembradas como: ter condições de cuidar de sua própria segurança.

Isso significa que mesmo que ela tenha a idade permitida, mas por qualquer motivo seja avaliada como incapaz de estar na garupa com segurança, o condutor estará cometendo uma infração gravíssima. Isso pode ser avaliado através da baixa estatura (inferior a 1,45 metros), incapacidade de apoiar os pés nas pedaleiras de modo adequado ou de abraçar com firmeza o abdômen do condutor como também portando capacete adequado ao tamanho dela.

Uso do farol aceso - Sempre com a regra, veja e seja visto, a lei não mudou para as motos, sendo ela ainda de uso contínuo em qualquer estrada e situação. A infração que era gravíssima, agora para a ser penalidade média.

Uso da viseira - Conforme o site do UOL, essa regra alinha as normativas de conduzir motocicleta, com a utilização de capacete de segurança sem viseira ou óculos de proteção, como também em desacordo com a regulamentação do Contran.

Passa a ser infração média e não perdendo a carteira, mas corre o risco da moto ficar presa em alguma abordagem policial.

Recall - Uma regra também com o foco em segurança é a do recall. Não será permitida o licenciamento e nem a transferência da licença do veículo que esteja sendo solicitada essa revisão.

Moto no corredor entre veículos - Vetada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a regulamentação sobre esse tema na lei, não foi regulamentada, entenda-se então que fica proibida a circulação entre veículos.

Distância mínima de ciclistas - Além de guardar a distância mínima de 1,50 metro ao passar ou ultrapassar uma bicicleta, foi acrescentada a lei a redução da velocidade para que a mesma manobra seja compatível com a segurança dos mesmos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teiga Júnior
Sobre Teiga Júnior
Motociclista, empresário e fisioterapeuta.
Rio Branco - AC
Atualizado às 06h01 - Fonte: Climatempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 32°

19° Sensação
2 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.