Domingo, 09 de Maio de 2021 11:00
(68) 99971-5137
Educação Educação

Rede estadual retoma aulas presenciais nesta quarta-feira

Retorno não é obrigatório para os estudantes e escolas devem obedecer a limite de até 35% da ocupação por dia

15/04/2021 07h47
17
Por: Redação Fonte: R7
Estudantes da rede estadual podem retorno às atividades presenciais nesta quarta - (Foto: Everaldo Silva/Futura Press/Folhapress - 14.04.21)
Estudantes da rede estadual podem retorno às atividades presenciais nesta quarta - (Foto: Everaldo Silva/Futura Press/Folhapress - 14.04.21)

As escolas da rede estadual de São Paulo retomaram as aulas presenciais nesta quarta-feira (14) de forma gradual e não obrigatória. O retorno foi liberado após o estado deixar a fase emergencial e voltar para a fase vermelha do Plano SP. 

Neste fase vermelha, as escolas podem funcionar obedecendo o limite de atender até 35% dos alunos por dia, respeitando os protocolos do segurança como o uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

Um balanço da Secretaria Estadual da Educação aponta que a expectativa é de que entre 500 e 700 mil estudantes das escolas estaduais voltem às aulas presenciais nesta primeira semana de volta à fase vermelha.

Os alunos que optarem por não participar das aulas presenciais devem acompanhar os conteúdos no formato remoto, pelo Centro de Mídias SP, via aplicativo ou pela TV Educação e TV Univesp e também os encontros online dos professores das escolas.

A recomendação é de que sejam priorizados nas atividades presenciais nas escolas estaduais os alunos com severa defasagem de aprendizado; dificuldade de acesso à tecnologia; necessidade de alimentação escolar; responsáveis que trabalhem em serviços essenciais e com saúde mental sob risco.

Vacinação para profissionais da educação

Para garantir mais segurança ao processo de retomada das aulas presenciais, os profissionais da educação começaram a ser imunizados contra a covid-19 no último sábado (10). Serão aplicadas 350 mil doses. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, 167.847 trabalhadores já foram vacinados até terça-feira (13).

Nesta etapa inicial serão contemplados auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários com mais de 47 anos de idade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.