Domingo, 09 de Maio de 2021 12:32
(68) 99971-5137
Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Faz de conta

As casas serão como a música do Vinícius de Morais, muito engraçadas, não terão teto, não terão nada

10/04/2021 10h10 Atualizada há 3 semanas
325
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
ACRE EM NOTAS | Faz de conta

Ataque

Esse Acreaovivo.com parece estar incomodando certos setores políticos, se tornando uma pedra no sapato. Só isso pode explicar o ataque sofrido pelo site ontem, que quase o tirou do ar, que impediu atualizações, que provocou um bug no sistema. Felizmente, o suporte técnico conseguiu reverter o processo e preservar os dados. Alguém está vestindo a carapuça das críticas.

Voz

Esses ataques – não há dúvida que foi um ataque hacker – não nos calarão. Aos poucos vamos firmando nossa voz independente, nossa postura de compromisso pela verdade e pela justiça, nossos valores que são os do povo acreano. Muitas novidades estão em gestação, novas propostas novas ideias e essa tentativa mesquinha de intimidação só dá forças para manter firme o rumo traçado, independente das pressões e ameaças.

Posição

Esta página não personaliza suas críticas. Não é, a priori, contra ou a favor de ninguém, não defende fulano para atacar sicrano. O que nos move é a busca incessante da verdade, da interpretação correta dos fatos, praticando o jornalismo em sua verdadeira concepção. O que também não quer dizer o frio distanciamento, mas os compromissos com o Acre e sua gente, o engajamento da defesa das liberdades democráticas e de opinião, nas causas populares, na primazia de ciência e lealdade aos ditames constitucionais. Essa é a profissão de fé que nenhuma ameaça será capaz de fazer mudar.

Marca

Editorial nessa edição marca a posição quanto aos cem dias de administração municipal. Nunca houve tão pouco a mostrar como realização, a não ser o autoritarismo, a omissão e o negacionismo. Pobre Rio Branco.

Sem poder

O prefeito emitiu decreto ontem permitindo a abertura das igrejas e templos no final de semana, sem ter autoridade para isso. Os Ministérios Públicos Federal e estadual chegaram a classificar a medida de erro grosseiro. O governo do estado divulgou nota oficial mantendo sua decisão e prerrogativa, ouvido o Comitê da Covid, de manter a interdição dos cultos presenciais no final de semana. Será que não há ninguém de bom senso na prefeitura para orientar Bocalom e não deixar que ele cometa essas bobagens? Foi tão feia a coisa que o prefeito desistiu de publicar o decreto no Diário Oficial.

Canoa furada

A prefeitura está entrando em mais uma canoa furada, com essa história da construção de mil habitações populares. Com as trapalhadas do orçamento, que terá que ser remontado, com a disparada dos preços da construção civil, com o esvaziamento dos programas sociais do governo, o projeto é inviável. Não há dinheiro. O que estava previsto para as casas não vai existir mais na execução do orçamento capenga que ainda não foi aprovado pelo governo.

Faz de conta

As casas serão como a música do Vinícius de Morais, muito engraçadas, não terão teto, não terão nada. Com o aumento nos custos dos materiais de construção e o teto para o preço dos imóveis mantido, as construtoras não conseguem repassar o aumento nos custos e então preferem desistir do projeto. O segmento mais afetado é o grupo 1 (chamado antigamente de faixa 1,5), destinado a famílias mais pobres, com renda mensal de até R$ 2 mil. Esse é justamente o público que mais tem dificuldade de conseguir a moradia sem subsídios no financiamento. E o governo não terá verba para esses subsídios. Ou seja, é só um projeto politiqueiro.

Arrependimento

O presidente do PT, Cesário Braga, eleitor confesso de Bocalom escreveu ontem carta de arrependimento por seu voto. Bem-feito para ele e para tantos que caíram nessa desvairada tentação. Mas em seu artigo diz que também não votaria em Socorro Neri, a quem qualificou de traidora, certamente por ela ter cortado as asas dos esquemas pouco republicanos do que ele quis fazer valer dentro da prefeitura.

Denúncias

As recentes denúncias de irregularidades na EMURB, que funcionava como caixa e saco sem fundo de recursos para campanhas e benesses dadas ao partido – e que tiveram imediato fim assim que Socorro Neri assumiu a prefeitura e fez uma varredura moralizante – certamente não agradaram os que, possivelmente, se sustentavam das supostas facilidades na empresa e em outros setores da administração, que a prefeita podou sem vacilação.

Controle

A inflação está fugindo do controle e já registra alta de mais de 8% nos últimos doze meses na capital. A situação é mais grave para as classes de menor poder aquisitivo, já que o preço dos alimentos básicos, como arroz, óleo, verduras e legumes teve o maior reajuste. Sem contar o gás de cozinha, proibitivo para grande parte da população que está voltando à lenha. Isso é o que está virando o Brasil.

Candidaturas

O PT não deve lançar candidatos aos governos estaduais e ao senado no próximo ano, a não ser onde tenha reais chances de vitória. Foi o pedido feito por Lula ao partido, para facilitar composições em torno de seu nome para a presidência. Como fica o Acre, que tem Jorge Viana como candidato lançado ao Senado? Vai manter ou vai recuar?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias.
Rio Branco - AC
Atualizado às 14h25 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 28°

28° Sensação
11 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.