Quinta, 15 de Abril de 2021 13:07
(68) 99971-5137
Política Opinião

COLUNA POLÍTICA | Último

Se não tem remédio e o Acre é último (sim, eu disse ÚLTIMO) no ranking dos estados que estão vacinando, seu esporte individual foi validado pelo prefeito ou por quem?

06/04/2021 11h49 Atualizada há 1 semana
321
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Dados consolidados pelo consórcio de veículos de imprensa apontam o Acre em última posição no ranking de vacinação no Brasil.
Dados consolidados pelo consórcio de veículos de imprensa apontam o Acre em última posição no ranking de vacinação no Brasil.

Exemplo

A primeira ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, mostra para o mundo como uma mulher no poder faz diferença. Ela anunciou o aumento do salário mínimo para os neozelandeses que se estende também para quem recebe seguro-desemprego ou os afastados por doença. Ao mesmo tempo ela elevou os impostos para os mais ricos que ganham mais do que 180 mil dólares (153 mil euros) por ano para 39%. A medida trará mais 550 milhões de dólares (468 milhões de euros) em receita. Lição para ser aprendida pelo Brasil e o resto do mundo.

Imprensa

Amanhã, 7 de abril é o dia do jornalista. Dia de lembrar que o diálogo é sempre mais sensato do que o autoritarismo. E que quem não deve não tem que temer a ação independente da imprensa e dos críticos. O ídolo muitas vezes, tem os pés de barro.

Zona azul

A zona azul liberada significa que o estacionamento estará livre, até mesmo para quem encostar o carro em uma vaga às sete horas da manhã e só for pegá-lo de volta às 17 horas. A lógica parece estar invertida, porque sendo assim quem tem carro pode ficar livre de cobranças. É isso mesmo?

Emergência

O Comitê da COVID-19 registrou piora nos indicadores das três regiões do estado e manteve o nível de emergência a bandeira vermelha em todo o Acre. Ficam inalteradas pelos próximos quinze dias as medidas hoje em execução, incluindo as restrições de fim de semana. Os dados apresentados ontem são estarrecedores. 

Esperam o quê?

E mesmo com a maioria das autoridades médicas e sanitárias do país sugerindo um lockdown completo de alguns dias, o Acre continua insistindo em fechar tudo somente nos fins de semana.
O vírus não escolhe dia para circular. Somente a vacina e o isolamento farão cessar o avanço da doença. Com índices assustadores de contágio e a constatação de que o distanciamento não aumentou e até chegou a cair 2% na capital, estão esperando o quê para uma medida mais rígida?

Preocupações

No Alto Acre, os casos de COVID-19 aumentaram, a ocupação dos leitos clínicos cresceu até atingir o limite e não há unidades de UTIs, com os pacientes sendo transferidos para Rio Branco que, como outras cidades do Baixo Acre, está com superlotação nos hospitais. Rio Branco tem ocupação total dos leitos de UTIs e teve aumento de 22% na ocupação de leitos clínicos. As mortes estão em expansão e só na capital somam 46 em sete dias.

 Juruá

O Vale do Juruá, que estava com os marcadores estabilizados na avaliação passada, mostra forte aceleração dos diagnósticos de COVID-19 e de síndrome respiratória, que chegam a aumentar em 30% e já pressionam fortemente o setor hospitalar. Em resumo, a coisa está feia e quem não se cuidar que assuma as consequências.

Cultos

Pode durar pouco a euforia de setores evangélicos que comemoram a liberação dos cultos. O STF julga amanhã, em sessão plenária, essa questão, depois que Gilmar Mendes discordou em decisão do ministro Kássio Nunes Marques, que liberou as igrejas.
Mas convenhamos, esse coquetel explosivo que soma ambiente fechado, pouca ventilação, amplo contato entre fiéis, uso compartilhado de objetos, cantos litúrgicos, vai contra qualquer medida de bom senso para preservar vidas.
A decisão sai amanhã e acontece no pior momento da pandemia no país. Muita polêmica vem aí.

Último

Um ano de isolamento social e os números, a curva de crescimento só aumentam. Vemos uma quarentena que nunca foi.  As informações são duvidosas. Subnotificação. Estado político de caos. E você̂ que está́ relaxando a quarentena com autorização das autoridades, me explica, baseado em que? Por qual motivo você̂ abre o comercio se o transporte público está́ sem condição de um centímetro de distanciamento social? Se não tem remédio e o Acre é último (sim, eu disse ÚLTIMO) no ranking dos estados que estão vacinando, seu esporte individual foi validado pelo prefeito ou por quem? É de endoidecer gente sã.

Chico Xavier

"Devemos orar pelos políticos, pelos administradores da vida pública. A tentação do poder é muito grande. Eu não gostaria de estar no lugar de nenhum deles. A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual.”
Um lembrete oportuno de Chico Xavier, vide as circunstâncias nesses tempos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias.
Rio Branco - AC
Atualizado às 15h03 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

34° Sensação
5 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.