Sexta, 07 de Fevereiro de 2025
24°

Tempo nublado

Rio Branco, AC

Meio Ambiente Opinião

Dia Mundial de Conscientização sobre Mudanças Climáticas

O fato de ser a maior biodiversidade do mundo e um patrimônio econômico imensurável ainda não conhecido nem estudado parece que não sensibiliza muitos brasileiros

16/03/2021 às 20h51
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
Floresta Amazônica. Foto: Cassiano Marques
Floresta Amazônica. Foto: Cassiano Marques

Por Luciano Trindade

É compreensível que diante das 2.798 mortes por covid no Brasil (recorde num dia), tenha passado despercebido que 16/03 é o  Dia Mundial de Conscientização sobre Mudanças Climáticas.

Mas esse dia era para ser, desde sempre, de reflexão dos brasileiros sobre o que estamos fazendo com nosso maior patrimônio: a Floresta Amazônica.

O fato de ser a maior biodiversidade do mundo e um patrimônio econômico imensurável ainda não conhecido nem estudado parece que não sensibiliza muitos brasileiros. Pelo contrário, às vezes se percebe uma certa raiva contra a Floresta em pé e um profundo desejo de vê-la no chão.

Mas é preciso lembrar o óbvio: a Floresta Amazônica e a fonte de água para o restante do Brasil e, por consequência, essencial para a economia nacional e para o enriquecimento individual, inclusive daqueles que a destroem.

Assim com é impensável a Arábia Saudita explodisse suas reservas de petróleo, a mesma lógica deveria ocorre em relação ao Brasil e à Floresta Amazônica.

Olhando o Mapa Mundi, observamos que os desertos estão todos situados na linha dos trópicos. E na linha do Trópico de Capricórnio estão os desertos Outback na Austrália, Kalahari na África e Atacama no Chile. O único lugar que o Trópico de Capricórnio não forma deserto é no Brasil. Por quê será??

A umidade da Floresta Amazônia produz os "rios voadores", que são os vapores d'água formados pela evaporação das árvores. E quando esses verdadeiros rios d'água descem, a Cordilheira dos Andes de um lado e os ventos alísios do atlântico de outro fazem com que toda chuva caia sobre as regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.

Resumindo, as regiões mais desenvolvidas e os estados mais ricos do Brasil só não são desertos graças à Floresta Amazônica. Eles são os maiores beneficiados da floresta em pé e deveriam ser os maiores interessados na sua preservação.

Entretanto, é preciso dizer que o maior patrimônio do país não é devidamente lembrado, estudado ou valorizado.

A maioria dos brasileiros desconhece essa realidade. Por isso imaginam que desenvolvimento e produção de riqueza é derrubar a floresta, nosso maior patrimônio econômico.

Chega de dizer que temos o maior patrimônio natural do mundo!!!

Precisamos urgentemente perceber que nossa riqueza atual, majoritariamente produzida nas regiões centro-oeste, sudeste e sul, seja pelo agronegócio ou pela indústria, dependem da Floresta Amazônica.

Imaginem o que seria de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sem a Floresta Amazônica...

Minha sugestão é incluir nos programas escolares maior estudo sobre a Floresta Amazônia, os "rios voadores" e seus impactos na geografia e economia do Brasil.

Afinal, as futuras gerações vão estudar o quê senão nosso maior patrimônio?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários