Quinta, 29 de Julho de 2021 23:36
(68) 99971-5137
Auto & Moto Opinião

TIME TO RACE | Mentiroso

Tô vendo no vídeo a moto saindo do box, não tem descanso e nem partida elétrica. Pega no tranco, tá ligado!

15/03/2021 20h56
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Revista na França tira sarro do atropelamento do Alonso, comparando o sorriso com o do ex-piloto da equipe, Daniel Ricciardo. Imagem: reprodução Internet
Revista na França tira sarro do atropelamento do Alonso, comparando o sorriso com o do ex-piloto da equipe, Daniel Ricciardo. Imagem: reprodução Internet

Por Marcelo Moreira

Início da semana, acordo e leio as péssimas notícias de mais de duas mil mortes por dia de COVID-19, o estado do Acre sofrendo com os casos de internação, e um surto de dengue ao mesmo tempo. Aqui no Rio de Janeiro, o negócio tá feio. Logo me dou conta de como era bom tomar um café na padaria do portuga Manoel Praia. A resenha das segundas de manhã, que está suspensa por causa da pandemia, são as melhores. Os acontecimentos esportivos do fim de semana ainda estão bem vivos na memória e aquela vontade de zoar os amigos. É obvio que o esporte dominante é o futebol. Hoje porém, aguardo a hora certa e quando puxo o assunto "a motor", um ou outro se ausenta, mas a resenha rola frenética. Que saudade. Com essas lembranças fui comprar remédios e meu caminho passa em frente a padaria.

Quando chego perto, vejo Filé de Borboleta, conversando com o "Borracha". Dono da borracharia aqui no bairro, originalmente era Jorge Negão, mas agora é racismo, então ficou Jorge Borracha ou George, como ficou conhecido na coluna, depois que George Russell se destacou na Mercedes do Hamilton. Filé, é Motoboy raiz e trabalha na comunidade. É Filé porque é tão magro que dá para estudar os ossos do corpo humano nele. No Rio de Janeiro, toda favela tem serviço de motoboy, para levar o povo lá em cima.

- O barato é tirar dos "expelho", tá ligado, costuma dizer.

- Filé! Gritei. Vou te colocar na minha crônica.

- Não tenho nada contra, mas eu sou homem, entendeu? Gosto de mulher, tá ligado, respondeu ele.

-Que isso Filé, vou colocar seu nome no texto do jornal, reafirmei.

- Ah beleza então, tá ... Jornal é?  Coloca aí também que entrego qualquer bagulho. Meu primo Beto Transporte, tem caminhão.

- Pode deixar, confirmei, já vencido pela empolgação do Filé.

Os dois falavam de mim. Filé, com ar desconfiado, explicava ao Borracha coisas estranhas no vídeo que eu tinha mostrado a ele:

-  O cara (eu) falando que as "moto" custa pra lá de milhão, tá ligado. Tô vendo no vídeo a moto saindo do box, não tem descanso e nem partida elétrica. Pega no tranco, tá ligado!  Aí eu pensei, caô. Daí perguntei pro Marcelinho (eu) onde que essas "moto" tão a venda. Peguei ele. Falou que as "moto" não estão à venda, são propósitos (falei protótipos), confirmei o caô, mentira dele, afirmou Filé.

Retirei da fala de Filé, muitas vezes a expressão "tá ligado", porque é cansativo ouvir, imagine ficar lendo tudo com o "tá ligado". Prefiro poupar o leitor dessa chatice repetitiva. Chegando mais perto, percebi Borracha me olhando...distante, parecia procurar algo, me analisando. Para acabar com o mal entendido resolvi explicar logo para eles a diferença entre motos protótipos e motos de série:

- Pô Filé, não sabe de nada e ainda fica me chamando de mentiroso. Olha o Borracha acreditando em você. Isso não se faz... Reclamei.

Protótipos, em se tratando de MotoGP e F1, são máquinas fabricadas exclusivamente para as pistas. Ninguém vê um Fórmula 1 andando pelas ruas, porque são feitos só para competir. Você não vai encontrar uma motocicleta MotoGP à venda nos concessionários da marca. Por isso Filé estranhou a ausência de partida elétrica e descanso, são bólidos feitos apenas para andar em circuito fechado e em altas velocidades. As motos protótipos são muito mais caras que as motos de produção em série, porque se utilizam de avançados equipamentos de tecnologia e materiais nobres na sua fabricação.

Ao contrário, o Superbike é formado por motocicletas preparadas para as corridas, a partir de uma moto de fabricação em série, comprada em qualquer loja. No SBK, o espectador reconhece a marca e o modelo das motos que estão na pista. Também são caras, pois o regulamento permite que se troque muitos itens da moto por produtos de altíssima qualidade e elevado preço final.

- Ah... entendi mais ou menos Marcelinho. Respondeu Filé, ainda meio desconfiado.

- Você não entendeu tudo porque é um ignorante. O Marcelinho explicou muito bem, me defendeu Borracha.

E assim, me despedi deles e fui embora pra não virar aglomeração.

Expectativa para o início da temporada 2021 de Fórmula 1. Foto: reprodução Internet

 

Nos testes da F1, esta semana, a própria equipe Mercedes afirmou que o carro da Red Bull, está um passo à frente. Mas é cedo para jogar a toalha, principalmente, em se tratando de Mercedes e Hamilton. A Ferrari afirmou que acabou com o problema de velocidade em reta. Podemos ter um campeonato disputado por quatro pilotos, o que já seria fantástico. Ainda mais com a possibilidade de vitória de Vettel, a garantia do show de Alonso, e a agressividade do garoto Leclerc.

É, vai ser um campeonato emocionante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marcelo Moreira
Sobre Marcelo Moreira
Repórter fotográfico, especialista em esportes a motor.
Rio Branco - AC
Atualizado às 01h35 - Fonte: Climatempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 27°

16° Sensação
7 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sábado (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens