Quinta, 15 de Abril de 2021 12:53
(68) 99971-5137
Política Opinião

COLUNA POLÍTICA | Contaminação

O governador e o deputado Alan Rick apresentaram sintomas de COVID depois de participarem da caravana negacionista do presidente Bolsonaro

03/03/2021 17h23 Atualizada há 1 mês
361
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Gladson e Alan estiveram em palanque com Bolsonaro. Foto: Marcos Vicentti/Secom AC
Gladson e Alan estiveram em palanque com Bolsonaro. Foto: Marcos Vicentti/Secom AC

Resposta

A prefeitura de Rio Branco reagiu na última hora, no fim do prazo e decidiu participar do consórcio que reúne mais de 100 municípios para a compra de vacinas. Como sempre, foi uma ação feita sem planejamento, sem saber ao certo o que e quanto esperar de vacinas, mas o mais importante é que o bom senso prevaleceu. Da mesma forma, ainda que bem tarde, quase do fim do dia, alguém teve a iniciativa de lembrar às autoridades municipais que seria fundamental divulgar uma nota em solidariedade às mil vítimas da COVID no estado. Foi feito, mas demonstra que as coisas precisam ser mais bem planejadas, com antecedência.  

Solidariedade

O tamanho do movimento de solidariedade, de orações, de mensagens e manifestações de preocupação mostram a relação afetiva, o carinho da população com o governador e o tamanho de sua liderança e apoio. A provação por que passa o governador atinge a população, que reconhece seus esforços e sua dedicação à luta contra a pandemia e em favor do Acre.

Contaminação

Ninguém pode afirmar nada, é uma mera especulação, mas será coincidência que o governador e o deputado Alan Rick apresentem sintomas de COVID depois de participarem da caravana negacionista do presidente Bolsonaro, sem máscara, com aglomeração, partindo para a galera?
São questões a se pensar

Vacina

Os negacionistas tentaram vincular a vacina contra a covid às mortes de idosos no lar dos Vicentinos. A farsa foi desmascarada logo, ainda bem. O Acre é pródigo nesses boatos de vacinas. O mesmo aconteceu no lamentável incidente com a imunização pelo HPV, episódio que até hoje gera dúvidas, apesar de ter sido demonstrado cabalmente que a vacina nada teve a ver com os problemas em um grupo de adolescentes. É preciso ir a fundo para desmistificar esses enredos fantasiosos. A verdade, entretanto, não é cor de rosa. O certo é que a vacina chinesa é menos eficaz contra a cepa nova da COVID. Isso não pode ser negado.

Alerta

O médico Tião Viana, que tem se mostrado imprescindível nessa pandemia, fez o alerta. A situação é muito grave, a variante do vírus é mais letal, atinge pessoas de todas as idades, leva ao óbito os que têm e os que não têm comorbidades e todo cuidado deve ser redobrado. Fala quem sabe.

Horário

Os pequenos lojistas do shopping popular reclamam do horário liberado para o funcionamento de seus comércios. Mostram que abrir na parte da tarde pode até aumentar os prejuízos, pois a maioria das vendas acontece pela manhã. Acontece que a proposta de abrir à tarde visa exatamente diminuir a circulação de pessoas. Por isso, é preciso encontrar um meio termo que atenda aos interesses de sobrevivência dos comerciantes e as exigências do distanciamento. A única solução é o diálogo. Quem sabe o funcionamento alternado de lojas por turnos, parte abrindo pela manhã, parte á tarde, em sistema de rodízio? É conversando que se entende.

Diesel

Com os aumentos sucessivos e abusivos do diesel, a proposta de intervenção da prefeitura nas linhas de transporte urbano fica mais difícil. Falar em baixar a tarifa, por agora, só com mais subsídios, o que a prefeitura se recusa a dar. Ao contrário, a tendência será forçar tarifa maior para compensar a elevação de preços. Uma equação difícil de fechar.

Embate

Quando se vê um vereador como N. Lima, notoriamente identificado com o campo liberal e do mesmo partido do prefeito, criticando duramente a administração, é possível verificar que os canais políticos estão obstruídos. O mesmo se dá com a vereadora Lene Petecão, outra que deveria ser da base de apoio intransigente da prefeitura. Não existe administração que não dependa de uma boa articulação parlamentar. Se isso não for corrigido logo, vai chegar o momento em que a prefeitura vai enfrentar a hostilidade dos vereadores. Sequer os requerimentos são respondidos.

Longo

O deputado Pedro Longo já se articula como líder do governo na Assembleia. Ele tem falado em mudar de partido, mas isso só será possível no ano que vem, quando a janela para troca se abrir. Aí vai haver mexidas na composição das bancadas na Assembleia, de acordo com as regras que vão reger a eleição de 2022. Há muitas propostas na mesa, desde a volta das coligações até a implantação do voto distrital ou distritão. Mas é possível que não haja consenso em Brasília para qualquer alteração.

Polêmica

Carros de aplicativo, mototaxistas e taxis poderão funcionar nos finais de semana de lockdown? O secretário de segurança, Paulo Cezar, diz que não, pois seriam considerados atividade comercial, que está inteiramente vetada. Mas há dúvidas. São também meios de transporte público, permissionários do governo. Como os ônibus, que vão circular. Essa posição precisa ser mais bem definida. Em caso de emergência, não vai haver um uber ou um taxi para levar um paciente ao hospital ou à farmácia para comprar um remédio? Essa situação vai acabar na Justiça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias.
Rio Branco - AC
Atualizado às 14h43 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

34° Sensação
5 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.