Quinta, 15 de Abril de 2021 13:59
(68) 99971-5137
Política Opinião

COLUNA POLÍTICA | Novo Líder

É novo na política, mas vindo de uma carreira sólida na magistratura e na administração pública

02/03/2021 05h00 Atualizada há 1 mês
334
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Deputado Pedro Longo. Foto: arquivo ALEAC
Deputado Pedro Longo. Foto: arquivo ALEAC

Contágio

Rio Branco está batendo todos os recordes de contaminação da COVID. A prevalência da doença está aumentando assustadoramente, levando o setor de saúde ao extremo. A preocupação do governo do estado com a pandemia não chega à prefeitura de Rio Branco, que se omite, que age da forma mais burocrática, que chega a ter má vontade na convocação e na aplicação das vacinas, com informações desencontradas ou feitas de última hora, com divulgação precária. O estado ultrapassou mil casos e não se viu qualquer pronunciamento da prefeitura. Aliás, nem aqui o prefeito está, o que é o novo normal.

Lição

Bocalom deveria aproveitar sua viagem a Araguari, para visitar a esposa acamada, para absorver um pouco da experiência daquela cidade mineira, que decretou toque de recolher, que adotou medidas duras de distanciamento social depois que tanto o prefeito como a vice foram hospitalizados para tratar a COVID.

Índios

A informação de que a vacinação dos índios não avança porque eles se recusam a tomar as vacinas é uma cortina de fumaça para esconder a realidade de que não existe um real planejamento para levar equipes de saúde às aldeias. Que a vacinação segue de forma precária, e as informações sobre as vacinas chegam truncadas e intermediadas por outros interesses aos indígenas, como uma estratégia de exclusão. Simplesmente, eles foram colocados como prioridade sem que o próprio governo federal quisesse isso. É essa a verdade.

Positivo

O teste positivo da COVID no governador Gladson Cameli aconteceu mesmo com ele tomando todas as precauções, seguindo o protocolo recomendado. Isso mostra como todos estão expostos ao vírus, como essas novas cepas são contagiosas e o risco que se corre em atender as demandas por abertura inconsequente da economia.

Decreto

No novo decreto publicado ontem, o governo do estado reforça as medidas restritivas para o fim de semana, proibindo a abertura até de supermercados e a circulação de pessoas. Mas nunca é demais lembrar que é preciso fiscalizar seriamente a conduta de empresas e serviços nos dias da semana. Um grupo de empresários resiste à ideia de restrições de funcionamento e estuda se rebelar.

Leptospirose

Com a baixa do rio Acre, começam a pipocar os efeitos da enchente. Já foram relatados pelo menos 40 casos de leptospirose, doença típica de situações de saneamento precário e de áreas alagadas. O estado está municiado de hipoclorito para higiene e precisa regularizar a oferta de água potável para conter surtos desta e de outras doenças.

Remoção

A Justiça Federal pediu que a AGU apresentasse o plano de remoção, o destino previsto e as ações que propõe para os imigrantes ilegais que quer retirar da ponte internacional em Assis Brasil. Mostra que não vai agir no impulso e está atenta ao drama humanitário. Como o governo peruano manteve ainda com mais rigor o fechamento da fronteira, não existe mais a demanda de caminhoneiros que desejam atravessar para o país vizinho. Eles estão oficialmente impedidos de trafegar por lá.

Fake news

O presidente alardeou mentiras a respeito do combate à COVID. Divulgou como se fosse de sua iniciativa o envio de verbas para os estados que, na verdade, são repasses compulsórios, exigidos em lei, incluindo as cotas do FPM, FPE e Fundeb, como se fosse dinheiro para o combate à COVID. A mentira teve perna curta e pelo menos 19 governadores divulgaram documento repondo a verdade e mostrando que o dinheiro para a saúde foi muito menor.

Vacina

Um consórcio de prefeituras está se estruturando para comprar vacinas, depois da autorização do STF. Não se ouviu uma palavra sobre isso da prefeitura de Rio Branco. Pelo menos Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro já se mobilizam para essa possibilidade. Os prefeitos podem assinar o tal termo de responsabilidade com a Pfizer, para encomendar a vacina ou com a Sputnik, vacina russa em fase de aprovação no país. Exceto São Paulo, que vai priorizar a Coronavac, fabricada naquele estado.  

Combustível

Novo aumento do combustível, mesmo com todas as ações do governo federal na Petrobrás. Abastecer está proibitivo, gás de cozinha virou artigo de luxo, levando milhões de famílias de volta à lenha. Pobre Brasil.

Líder

O deputado Pedro Longo vai assumir a liderança da bancada governista na Assembleia Legislativa, escolhido por consenso. Qualidade na argumentação contra a oposição, pelo conhecimento e pela experiência do parlamentar não vão lhe faltar. É novo na política, mas vindo de uma carreira sólida na magistratura e na administração pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias.
Rio Branco - AC
Atualizado às 15h43 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

31° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.