Quinta, 15 de Abril de 2021 12:25
(68) 99971-5137
Geral Famosos

Morre atriz Berta Zemel, aos 86 anos

Bertha Zemelmacher teve uma carreira marcada por sucessos, nos palcos de teatros e também na TV e cinema, com uma trajetória premiada

01/03/2021 09h28 Atualizada há 1 mês
114
Por: Denis Henrique Fonte: Áreavip
Atriz Bertha Zemelmacher.
Atriz Bertha Zemelmacher.

Morreu no último sábado(27) aos 86 anos, a atriz Bertha Zemelmacher, a artista estava internada no Hospital Santa Catarina, em São Paulo. A causa da morte da artista foi uma broncopneumonia.

Biografia:

Bertha Zemelmacher teve uma carreira marcada por sucessos, nos palcos de teatros e também na TV e cinema, com uma trajetória premiada.

No teatro, sob a direção de Alberto D’Aversa, recebeu o Prêmio Saci, em 1960, pela interpretação da filha muda da peça ‘Mãe Coragem’, de Brecht. Com ‘O Milagre de Anne Sullivan’, de Helen Keller, em 1967, recebeu o Prêmio Moliére. Por sua atuação em ‘Anjo Duro’, monólogo sobre Nise da Silveira, que marcou seu retorno como atriz mais de duas décadas depois de uma ruptura radical, ela ganhou o APCA.

Zemelmacher nasceu no dia 6 de agosto de 1934, seus pais imigrantes poloneses chegaram no país em 1920. A artista frequentou a Escola de Arte Dramática em 1956, quando resolveu adotar o nome artistico Berta Zemel, e foi trabalhar no Teatro Bela Vista com Sérgio Cardoso. Foi ele quem sugeriu que ela simplificasse seu nome.

O primeiro contato com o teatro foi pelo rádio, em casa mesmo. Todo domingo ela ouvia na Rádio Record, Manoel Durães e sua equipe apresentando o Grande Teatro, com peças nacionais e francesas.

E achou que o rádio poderia tirá-la de casa. Já atuava no cinema e na TV quando foi convidada para fazer radionovela, e foi feliz. Fez duas, das quais contou certa vez, esqueceu o título.

Na TV, a artista participou do Grande Teatro Tupi, nas décadas de 1950 e 60 dirigida por Sérgio Brito, entre outros trabalhos. Em 1973, em um de seus momentos mais populares, protagonizou a novela “Vitória Bonelli”, na Tupi, como mãe do personagem de Tony Ramos.

Também atuou em “As Gaivotas” (Tupi, 1979), “Jogo de Amor” (SBT, 1985) e “Água na Boca” (Band, 2008), entre outros. Em 1997, fez uma participação em “Malhação”, na Globo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.