Quinta, 15 de Abril de 2021 13:15
(68) 99971-5137
Política OPINIÃO

COLUNA POLÍTICA | Carona

No avião presidencial desde Brasília para o Acre, voaram juntos com o presidente Bolsonaro, o governador Gladson e os senadores Bittar e Petecão.

24/02/2021 08h57 Atualizada há 2 meses
1.121
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Selfie do Governador Gladson Cameli no avião presidencial com Bolsonado. Foto mídia social
Selfie do Governador Gladson Cameli no avião presidencial com Bolsonado. Foto mídia social

Explodiu

O que estava previsto explodiu. O Acre teve ontem o dia mais terrível com a pandemia. Foram mais de 600 casos e cinco mortes. Médicos e especialistas admitiram que a situação está fora de controle, que as próximas semanas serão de absoluto caos, pelo menos até a chegada de uma quantidade razoável e necessária de vacinas. Por isso a recomendação é de que o Acre seja prioridade, um estado estratégico, na fronteira, na região mais assolada pela pandemia e que tem uma população relativamente pequena para que se rompa o ciclo da transmissão.

Vacinas

Ontem, o STF formou maioria para que os estados possam comprar diretamente vacinas, caso o Governo Federal não consiga atender à demanda. É tudo o que o governador Gladson vem defendendo, junto com seus pares no consórcio que pediu autorização para negociar com os laboratórios. Os principais alvos serão as vacinas da Pfizer, que não foi adiante na negociação com o Ministério da Saúde e a Coronavac, do Butantã, que vem dando bons resultados com as variantes novas e está disponível.

Promessa

O presidente Jair Bolsonaro chega ao estado para uma passagem relâmpago, mas necessária. Espera-se que, traga mais que promessas. Pelo menos, tem em mãos as propostas concretas enviadas pelo Estado.  Dentro desse universo de reivindicações, pode verificar o que é exequível a curto prazo, dentro da realidade orçamentária e financeira do país. Deveria deixar alguns milhões aqui, o mínimo, diante de uma população hoje tão sofrida e que deu a ele uma votação expressiva nas eleições passadas. 

Pós

Mais preocupante que a realidade de hoje das enchentes é a perspectiva do que pode acontecer na vazante dos rios. A crise sanitária pode se agravar de uma forma inimaginável. A covid-19, a dengue com as águas paradas virando criadouro de mosquitos, a leptospirose, as doenças causadas por esgotos e fossas sem tratamento, a infraestrutura urbana corroída em muitos bairros. Tudo forma um quadro muito perigoso. Isso vale para Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e para os municípios menores, todos vivendo essa calamidade. Será uma época difícil.

Protestos

Professores, trabalhadores na saúde e demais servidores públicos tentam organizar um protesto contra o presidente Bolsonaro, pela proposta de congelar salários, contratos, proibir concursos e permitir a redução da remuneração com a diminuição das horas trabalhadas, pontos que constam da reforma administrativa que está sendo elaborada. Também vão reclamar do fim do piso de investimentos em saúde e educação. Mas Bolsonaro nem deve ver o protesto, pela logística de sua presença no estado.

Palavra de mãe

Dona Linda Cameli, mulher de opiniões fortes e firmes, ontem, respondeu a críticas políticas do filho Gladson, com um verdadeiro nocaute nos adversários. Disse que “alguém sabe me responder se os deputados que vivem falando do Governo estão ajudando os desabrigados?”. 

Até agora só teve uma resposta, o silêncio...

Foi, não foi, foi

O prefeito Tião Bocalom disse que ia viajar, depois que não ia, mas foi acumular milhas no cartão. Articulou para voltar hoje na comitiva presidencial, ficando na ante sala do avião. Publicou em suas redes foto com o prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro ambos sorrindo. Com o caos instalado na capital, de que ri o prefeito tão longe de sua terra?

Carona

No avião presidencial desde Brasília para o Acre, voaram juntos com o presidente Bolsonaro, o governador Gladson e os senadores Bittar e Petecão, e os ministros da Saúde, Pazuello, da Secretaria Geral da Presidência, Lorezoni, Ramos, da Secretaria de Governo.

Zeladoria

A zeladoria da prefeitura quis repassar a responsabilidade pelo atraso do pagamento da mão de obra terceirizada na limpeza urbana. Para isso, foi procurar pêlo em ovo, tentando jogar a culpa na administração passada, sem conseguir, até porque não houve nenhuma irregularidade. A verdade é que o prefeito prometeu pagar a todos os funcionários no mês e não cumpriu.

Entrevero

Ontem, mais um entrevero entre o secretário Municipal de Saúde, Frank Lima e vereadores que cobravam dele o plano de imunização de Rio Branco, que não passou de um copia e cola. O secretário perdeu a paciência, disse que não ia fazer plano só para agradar vereadores e que seguia a orientação do Ministério da Saúde. Não é muito cedo para um desgaste já existente entre prefeitura e Câmara Municipal?

Para longe

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu mesmo mandar os jornalistas para longe. O espaço hoje ocupado pelo comitê de imprensa, ao lado do Plenário, vai virar o gabinete da Presidência. Segundo o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, o novo comitê será em frente à Primeira-Secretaria.

Perto mas longe

O espaço reservado à imprensa, portanto, passa a ser muito mais distante (inclusive em outro andar) do “entra e sai” de deputados, e, consequentemente, de Lira. Ainda segundo o diretor-geral, a mudança será “em breve, ainda neste mês”. Se vingar a tentativa, o trabalho dos jornalistas será dificultado, que ali é uma espécie de lupa fiscalizadora do poder público. Para Lira, a mudança “em nada vai interferir na circulação da imprensa” ao contrário, vai “aproximar” os jornalistas dos deputados. 

Pão e circo

Parece surreal, mas tem gente que passou o dia de ontem votando na tal Karol Concá perdendo um tempo danado com um programa que deve ter rendido milhões à Globo, com a votação recorde da mais odiada de todas (que aliás, não duvido nada que tenha feito um bom acordo com a emissora para isso). O BBB é um exemplo claro de que, dependendo do interesse, a imprensa forma ou deforma. Enquanto isso milhares de pessoas morrem e sofrem com a covid-10 e outras doenças. Famoso pão e circo.

Insensível

Depois de tantos fatos, parece que o ser humano vai ficando insensível a tudo. Os absurdos são normalizados e a sociedade perde a força para reagir. É um cenário triste, mas, ao mesmo tempo, não é novidade. À humanidade sempre foi assim. E as mazelas vão se repetindo.

Acreana se destaca

A competente advogada acreana Janaína Lusier Camelo Diniz foi nomeada para duas comissões no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente Felipe Santa Cruz a convocou para compor a Comissão Especial de Direito Eleitoral e a Comissão Defesa do Consumidor. Dra. Janaína se destaca na advocacia nos tribunais superiores em Brasília, atuando como sócia no renomado escritório Furtado Coêlho Advogados Associados, fundado pelo advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex presidente do Conselho Federal da OAB.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acre em notas
Sobre Acre em notas
Painel sobre política e bastidores das notícias.
Rio Branco - AC
Atualizado às 15h03 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

34° Sensação
5 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.