Quarta, 22 de Setembro de 2021 06:53
(68) 99971-5137
Política DIÁLOGO NA FRONTEIRA

Autoridades brasileiras e peruanas dialogam sobre crise migratória

Comitiva se reuniu sobre a ponte com autoridades peruanas, lideradas pelo governador da região de Madre de Dios Luis Guillermo Hidalgo Okimura

20/02/2021 07h42 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Autoridades do Brasil e Peru dialogam com imigrantes
Autoridades do Brasil e Peru dialogam com imigrantes

Uma comitiva do Governo Federal, acompanhada da secretária estadual de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Ana Paula Cameli, esteve nessa sexta-feira, 19, em Assis Brasil, na fronteira do Acre com o Peru, avaliando as condições dos imigrantes que ocupam a Ponte da Integração Brasil–Peru há mais de uma semana.

O assessor especial do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Marco Vinicius, se reuniu com o prefeito de Assis Brasil Jerry Correia Marinho (PT) e visitou os abrigos mantidos pela municipalidade. Acompanharam o encontro uma representante da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e a senhora Claudia Anjos que tratará da pauta migratória.

Ainda no dia de ontem, se juntaram à comitiva o Secretário Nacional de Assistência Nacional do Ministério da Cidadania, Miguel Ângelo Gomes Oliveira, acompanhado de sua assessora Karoline Aires Ferreira Vasconcelos e da secretária estadual Ana Paula Cameli com o grupo se reunindo sobre a ponte com autoridades peruanas, lideradas pelo governador da região de Madre de Dios Luis Guillermo Hidalgo Okimura.

As autoridades peruanas ofertaram alimentos aos imigrantes, que inicialmente estavam resistindo e aceitar qualquer ajuda do país estrangeiro. O canal de diálogo foi estabelecido, com a participação de lideranças dos imigrantes, onde se solicitou o retorno ao abrigo em Assis Brasil.

Novo encontro foi promovido no gabinete do prefeito de Assis Brasil, onde se discutiu os encaminhamentos para a solução da crise humanitária.

Agentes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) da Secretaria de Estado de Segurança (SEJUSP) e das polícias Federal e Rodoviária Federal também atuam na segurança dos imigrantes e das autoridades, tendo havido um diálogo tenso, mas promissor, no sentido do entendimento de que em razão da pandemia a fronteira permanecerá fechada e que todos devem aguardar nos abrigos disponibilizados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Assis Brasil - AC
Rio Branco - AC
Atualizado às 08h39 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

23° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva