Sexta, 25 de Junho de 2021 04:31
(68) 99971-5137
Ciência e Saúde DOSE A MENOS

Consumo excessivo de álcool pode afetar a eficácia das vacinas contra Covid-19

Diretor executivo do departamento de Ciência e Tecnologia alertou também sobre doses de reforço

17/02/2021 09h47 Atualizada há 4 meses
Por: Claudio Angelim Fonte: CNN BRASIL
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

"O consumo excessivo de álcool pode afetar a resposta do nosso corpo às vacinas", aponta uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (16), pelo Departamento de Ciência e Tecnologia - Conselho Filipino para Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.

O Dr. Jaime Montoya, diretor executivo do departamento, alertou aos bebedores assíduos que esse estilo de vida afeta diretamente a eficácia das vacinas contra a Covid-19.

“Se você é um bebedor crônico ou um alcoólatra, já tem algum efeito no seu sistema imunológico”, disse Montoya. “Precisamente porque você está imunologicamente comprometido, seu corpo pode não responder 100% às vacinas, então temos que monitorá-lo de perto”.

Ele ainda ressalta a importância de manter um estilo de vida mais saudável para aumentar a imunidade e continuar tomando medicamentos para as doenças existentes.

Além disso, Montoya também indica que talvez sejam necessárias doses de reforço, após o término das duas primeiras doses, dependendo de quanto tempo a proteção da vacina vai durar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.