Quinta, 15 de Abril de 2021 12:36
(68) 99971-5137
Cultura Filme

Filme mais antigo do mundo já está disponível no Youtube

Inteligência artificial permitiu reconverter longa-metragem de 1888

24/08/2020 10h01
636
Por: Denis Henrique Fonte: Notícias ao minuto
Filme mais antigo do mundo já está disponível no Youtube

 

O filme mais antigo do mundo, ‘Roundhay Garden Scene’, realizado por Louis Le Prince, em 1888, foi reconvertido numa longa metragem de alta resolução e compartilhado, posteriormente, no Youtube.

“Em 1888, quando o Brasil assinava a Lei Áurea, a Torre Eiffel era construída e o 'serial killer' Jack, o Estripador estava à solta nas ruas de Londres, o inventor francês Louis Le Prince gravava num jardim o ‘Roundhay Garden Scene’, que é considerado o filme mais antigo da história. Mal imaginava que, 132 anos depois, o seu vídeo, de 20 frames seria convertido num vídeo com 250 frames e, ainda por cima, em alta resolução”, constata a publicação Galileu.

O autor deste feito é o polaco Denis Shiryaev, um apaixonado por inteligência artificial. Quando pegou no projeto, o jovem tinha apenas uma única imagem, com os 20 frames de ‘Roundhay Garden Scene’, que fazem parte de uma coleção do Museu da Ciência de Londres, no Reino Unido.

Conta a revista, que Denis separou cada um dos frames em diferentes fotos, alinhando-os com a ajuda de algoritmos e corrigindo a luminosidade de cada um deles.

Depois, adicionou um pouco de cor e usou uma rede neural artificial para criar novos frames, o que deu ao vídeo movimentos mais fluidos.

Para deixar o filma ainda mais moderno, o polaco ainda colocou som ambiente de um jardim e colocou os rostos das pessoas mais nítidos.

O processo, assim como o vídeo, estão disponíveis para visualizar no canal de Denis no Youtube. No mesmo canal, o polaco reúne outras reconversões de filmes antigos.

Denis Shiryaev é diretor de produto de uma empresa especializada neste tipo de trabalhos, a Neural.love.

Já Louis Le Prince é considerado um dos pioneiros do cinema. Além do ‘Roundhay Garden Scene’, o francês também filmou ‘Traffic Crossing Leeds Bridge’, ‘Accordion Player’ e ‘Man Walking Around A Corner’ e tudo com uma câmara de lente única e filme de papel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.