Com o compromisso de levar cidadania e acesso a direitos à população em situação de vulnerabilidade, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) prepara mais uma edição do Projeto Cidadão. Nos dias 19 e 20 de julho, o município de Mâncio Lima receberá a ação social, que será realizada na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas.
Nesta quarta-feira, 3, a equipe do Projeto Cidadão esteve reunida com representantes da Prefeitura de Mâncio Lima para alinhar a logística e firmar parcerias para a realização do evento.
De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Apoio aos Programas Sociais do TJAC, Isnailda Silva, a realização da ação depende do envolvimento de diversos parceiros institucionais. Ela destacou a importância do apoio da prefeitura para o sucesso da iniciativa.
“O Projeto Cidadão é uma construção coletiva. Para que ele aconteça, precisamos de parceiros comprometidos. Nosso agradecimento ao prefeito Zé Luiz e toda sua equipe, que prontamente atenderam nosso chamado”, disse.
“É uma grande alegria para nós receber o Projeto Cidadão aqui em Mâncio Lima. Essa é uma ação que muda a vida das pessoas, porque garante acesso a documentos, serviços e orientação. A prefeitura está totalmente à disposição para colaborar com o que for necessário. Agradecemos ao TJAC por escolher nosso município e podem contar conosco nessa parceria”, afirmou o prefeito.
Mudança de local
Com 30 anos de existência, o Projeto Cidadão é um dos programas sociais mais consolidados do Judiciário acreano. A iniciativa leva serviços como emissão de documentos, atendimentos jurídicos, orientações sociais e ações de saúde às comunidades em todo o estado.
A reunião também teve a participação de servidores da Coordenadoria de Bem-Estar e Saúde do TJAC, que irá oficializar parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima em alguns projetos exclusivos ao público do Poder Judiciário do Acre na Comarca em questão. A programação detalhada da ação será divulgada nos próximos dias.
Casamento Coletivo
Durante a preparação da ação, também foi definida a prorrogação do prazo de inscrições para o Casamento Coletivo, um dos momentos mais aguardados do Projeto Cidadão. Agora, os casais interessados terão até o dia 16 de julho para se inscrever.
As inscrições devem ser feitas das 13h às 16h, diretamente no cartório de registro civil de Mâncio Lima. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas para a cerimônia, que será realizada no dia 20 de julho, no Espaço Betânia.
“A ação busca promover a regularização civil de casais em situação de vulnerabilidade social, garantindo direitos e fortalecendo os vínculos familiares por meio da união formal. A gratuidade do ato é garantida pela parceria entre o TJAC, a Corregedoria-Geral da Justiça e os cartórios locais”, disse Isnailda Silva.
Mín. 16° Máx. 34°