Rio de Janeiro, 16 de junho de 2025 – A Academia Nacional de Letras e Artes (ANLA) realizou, nesta segunda-feira, uma reunião especial em comemoração ao Dia de Portugal e Dia de Camões, reunindo membros, convidados e artistas em uma noite marcada por arte, memória e emoção.
O destaque do encontro foi a palestra do Dr. Antônio Chibante, intitulada “O Lado Oculto de Fernando Pessoa”, que encantou os presentes ao explorar nuances pouco conhecidas da obra do consagrado poeta português. A apresentação teve como complemento a performance cênica de Valentim Fernandes, incorporando Fernando Pessoa, além das participações musicais de Neumara Coelho (voz) e Antônio Moreira (violão), que abrilhantaram o evento com interpretações sensíveis e afinadas com o espírito da noite.
O encontro também foi marcado por momentos de declamação poética e homenagens. A vice-presidente da AJEB-Acre, Edir Marques, e a presidente da coordenação estadual, Jane Vasconcelos, foram convidadas à frente para se apresentarem. Na ocasião, a poetisa Edir Marques declamou um poema em homenagem póstuma ao poeta Mauro Modesto, figura reconhecida nas academias literárias do Rio de Janeiro.
A reunião foi encerrada com a tradicional confraternização em celebração aos aniversariantes do mês, com bolo, doces e quitutes, em clima de alegria e pertencimento. A presidente da ANLA, Lúcia Regina de Lucena, foi parabenizada pela condução do evento, assim como o palestrante, os artistas e todos os envolvidos que contribuíram para o êxito da noite.
Mín. 16° Máx. 34°