Nesta sexta-feira, 13, a defensora pública Alexa Pinheiro, chefe do Núcleo de Defesa Ambiental, Habitação, Urbanismo e Conflitos Agrários (Nahuca) da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), representou a instituição no Seminário Internacional sobre Justiça Climática, Proteção dos Direitos Humanos e Atuação das Defensorias Públicas Sul-Americanas: Preparatório para a COP30, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em Belém.
O evento reúne defensoras e defensores públicos de diversos países da América do Sul, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e especialistas em meio ambiente e direitos humanos. O objetivo é debater os impactos da crise climática sobre populações vulneráveis e fortalecer a atuação da Defensoria Pública na defesa de direitos em contextos de desigualdade socioambiental.
A presença da DPE/AC no seminário representa o início de uma atuação estratégica no âmbito da justiça socioambiental por meio do Nahuca. A participação marca um primeiro passo para compreender os desafios enfrentados pela Defensoria Pública da região e avaliar possíveis caminhos de atuação conjunta.
"Este momento é importante para conhecer experiências de outras defensorias e começar a construir uma aproximação institucional com os temas debatidos. A Defensoria Pública do Acre está iniciando uma atuação mais direta na pauta ambiental e participar deste espaço permite somar forças e compreender melhor os caminhos possíveis", destacou a defensora pública Alexa Pinheiro.
O seminário é uma etapa preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no Brasil em 2025.
Mín. 14° Máx. 35°