Sábado, 12 de Julho de 2025
21°

Tempo limpo

Rio Branco, AC

Cultura Arena do Sesc

Mistérios e encantarias dos rios da Amazônia chegam a Rio Branco através do espetáculo 'Na Beira'

Nos dias 20 e 21, a partir das 19h, o público poderá prestigiar a obra que faz uma conexão entre a Encantaria-corpo, unindo a prática artística da dança imanente da artista-pesquisadora Ana Flávia Mendes à noção de encantarias dos rios - espaço místico, poético, onde habitam os seres encantados - do poeta João de Jesus Paes Loureiro

13/06/2025 às 10h30
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Assessoria
Compartilhe:
Mistérios e encantarias dos rios da Amazônia chegam a Rio Branco através do espetáculo 'Na Beira'

Após sucesso nas cidades de Belém e Salvador, o espetáculo 'Na Beira', apresentado pela Companhia Moderno de Dança, chega à capital do Acre no mês de junho, no Teatro de Arena do Sesc. Nos dias 20 e 21, a partir das 19h, o público poderá prestigiar a obra que faz uma conexão entre a Encantaria-corpo, unindo a prática artística da dança imanente da artista-pesquisadora Ana Flávia Mendes à noção de encantarias dos rios - espaço místico, poético, onde habitam os seres encantados - do poeta João de Jesus Paes Loureiro. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis no Sympla (inserir link).

Criado em Belém, em 2019, o espetáculo é fruto da pesquisa acadêmica de doutorado em artes realizada pela diretora artística e bailarina, Luiza Monteiro, junto ao Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, com doutorado sanduíche na Université Du Québec à Montréal (UQAM), no Canadá. "Os intérpretes-criadores apresentam em cena as encantarias e encantados desvelados nos mergulhos particulares e coletivos resultantes de experiências de imersões propostas e experimentadas por cada um, cada uma", explica Luiza.

Depois de passar por duas capitais, a companhia volta à região Norte para compartilhar e vivenciar novas experiências junto com o público. Luiza Monteiro, que acredita na importância de descentralizar os grandes espetáculos culturais do eixo Rio-São Paulo, revela o que a motivou a escolher Rio Branco como um dos municípios para apresentar a obra. "Acho essencial que a arte produzida no Norte do país circule nesta região. Como se trata de uma região com tamanhos continentais, a maioria dos artistas sequer conhece seus pares e as poéticas que aqui são produzidas. Descentralizar a arte no Brasil é um ato de resistência, sobrevivência e produção de diferentes eixos de produção artística", afirma Luiza. 

Logo após as apresentações em Rio Branco, o 'Na Beira' segue para Cuiabá em julho. No mês seguinte, em agosto, a turnê chega ao fim de volta à Belém. "Estamos imensamente felizes por levar nosso trabalho a diferentes regiões do Brasil, especialmente fora do eixo Sul-Sudeste. Acreditamos na importância de fortalecer a cultura do Norte, Nordeste e Centro-Oeste a partir do encontro entre nós mesmos — compartilhando experiências, saberes e modos de fazer arte. Conhecer as vivências de outros artistas, entender como a criação acontece em diferentes territórios e dialogar com as potências locais nos ajuda a construir redes mais sólidas e afetivas, ampliando a visibilidade e o reconhecimento das produções dessas regiões. Vamos pra casa com toda a bagagem adquirida nos últimos meses, melhorando o nosso espetáculo cada dia mais", destaca a produtora executiva Danielle Cascaes. 

Oficina e Intercâmbio

Além de apreciar o espetáculo, o público terá a oportunidade de entendê-lo com mais profundidade por meio da 'Oficina Encantaria-corpo', que faz um convite ao mergulho em experiências do movimento e do corpo, a partir de alguns indutores imersivos utilizados para a criação da obra 'Na Beira'. A atividade acontecerá no dia 21 de junho, das 9h às 12h, no Teatro de Arena do Sesc Centro. Vale destacar que a ação é gratuita e aberta a todos, porém há limites de vagas.Os ingressos também estão disponíveis no Sympla.

Já o intercâmbio tem o objetivo de criar diálogos com os artistas locais das cidades abraçadas pelo circuito e também ocorrerá no dia 21 de junho, das 9h às 12h, no Teatro de Arena do Sesc Centro. Junto com o 'Grupo Nois da Casa', a ação vai compartilhar experiências artísticas e gerar redes de contato.

O 'Na Beira' integra o Circuito Na Beira: poética, formação e intercâmbio, contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, com realização da Funarte e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

Serviços do Espetáculo:

O que: Espetáculo 'Na Beira' 

Quando: 20 e 21 de junho - às 19h
Onde: Teatro de Arena do Sesc Centro, na Avenida Brasil, 713

Quanto: Gratuito (retirada via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/rbr---espetaculo-na-beira/2987958

Serviços da Oficina e Intercâmbio:

O que: Oficina Encantaria-corpo 

Quando: 21 de junho - Das 9h às 12h

Onde: Teatro de Arena do Sesc Centro, na Avenida Brasil, 713
Quanto: Gratuito (retirada via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/rbr---encantaria-corpo-oficina-com-companhia-moderno-de-danca/2987956

Fotos: Danielle Cascaes 

Ficha técnica:

Pesquisa e dramaturgia: Luiza Monteiro
Concepção, argumento e roteiro: Companhia Moderno de Dança
Direção artística: Luiza Monteiro
Direção teatral: Leoci Medeiros
Elenco: Leylla Melo, Lucas Costa, Luiza Monteiro, Paola Pinheiro, Renata Alves, Renatta Vale, Victor Azevedo e Yasmin Ramos
Cenografia: Tarik Coelho e Companhia Moderno de Dança
Iluminação cênica: Tarik Coelho
Adereços cênicos: Lucas Costa e Jully Campos
Maquiagem: Lucas Costa e Companhia Moderno de Dança
Consultoria de maquiagem: Brunno Euller
Sonoplastia: Leoci Medeiros e Companhia Moderno de Dança
Figurino: Frederico Aranda, Tarik Coelho e Companhia Moderno de Dança
Fotografia e design gráfico: Danielle Cascaes
Filmagem do espetáculo: João Rafael da Silva Neto
Social Media: Brunno Euller
Assessoria de imprensa: Lu Amâncio
Preparação corporal: Nando Silva e Jean Gama
Produção geral: EntreCenas Produções Artísticas
Produção executiva: Paola Pinheiro e Danielle Cascaes
Assistente de produção: Brunno Euller
Produção local: Marina de Moraes (BA), Fernanda Gandes (MT) e Sesc Acre (AC)
Criadores(as): Andreza Barroso, Feliciano Marques, Gleydyson Rodrigo, Larissa Chaves, Leylla Melo, Lucas Costa, Luiza Braga, Luiza Monteiro, Paola Pinheiro, Renata Alves, Renatta Vale, Robson Gomes, Thamirys Monteiro,  Victor Azevedo, Williame Costa e Yasmin Ramos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários