Sábado, 12 de Julho de 2025
18°

Tempo limpo

Rio Branco, AC

Justiça Junho Violeta

Idosos são orientados sobre direitos e acesso à justiça em ação da Defensoria Pública em Rio Branco

A ação fez parte das atividades em alusão ao Junho Violeta, mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa

12/06/2025 às 14h42
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Assessoria
Compartilhe:
Idosos são orientados sobre direitos e acesso à justiça em ação da Defensoria Pública em Rio Branco

A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) participou, na manhã dessa quarta-feira, 11, do Encontro de Convivência do Grupo Social de Idosos do Sesc, realizado no auditório da Fecomércio, em Rio Branco. O evento fez parte da programação nacional do Sesc em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. 

Durante o evento, o defensor público Gerson Boaventura, chefe do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Nudiped), compartilhou informações da temática durante palestra sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa, abordando também a atuação da Defensoria Pública na garantia de direitos e a importância de denunciar casos de violação de direitos.

Boaventura elogiou a iniciativa e frisou a importância de integrar atividades como essa. “A escuta atenta e presencial permite compreender melhor as demandas e necessidades dessa população, que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade. São pessoas que têm seus direitos violados diariamente. É um orgulho estar à frente desse Núcleo e atender esse público. O desafio é grande, mas a disposição e o amor pela causa são ainda maiores”, afirmou.

A moradora do bairro Tropical, Júlia Matias, que passou a integrar recentemente o grupo de convivência de idosos do Sesc, destacou a relevância da atuação da Defensoria junto à comunidade. “É muito importante que a Defensoria leve essas informações até os idosos, porque muitos não têm acesso a elas. Esse trabalho tem um valor imensurável, e a gente só tem a agradecer”, afirmou.

Maria das Dores Lima também elogiou a ação e ressaltou o quanto momentos como esse contribuem para o aprendizado e a troca de experiências. “Eu gosto muito dessas palestras, sempre tiro dúvidas e também levo questionamentos para serem esclarecidos. Hoje mesmo adiei um compromisso para poder participar, porque é sempre muito agregador. A gente só tem a somar com iniciativas como essa”, contou.

Destacando a autonomia, cuidado e valorização da pessoa idosa, participaram ainda do debate, a coordenadora do Grupo de Assistência do Sesc, Marizete Melo e a presidente da Comissão da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Izabel Contreiras.

Assistência jurídica gratuita

A DPE/AC, por meio do programa Defensoria Itinerante, ofereceu atendimento jurídico integral e gratuito durante o evento. A equipe da Defensoria Pública foi composta pelos assistentes jurídicos Gabriela Lameira e Mateus Arruda. A coordenadora do programa, Luciana Souza, conduziu a ação com o apoio do servidor Rivelino Castro. 

Também deram suporte à atividade, os servidores da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdpac), Filipe Costa Kador e a coordenadora pedagógica Geisyla Carvalho. 

Junho Violeta

O mês de junho foi instituído como o Mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de despertar a sociedade para a conscientização e prevenção desse tipo de violência, buscando coibir, reduzir e amenizar o sofrimento dos idosos por meio de ações que atendam seus anseios e necessidades.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, como um incentivo ao debate e fortalecimento das diversas formas de prevenção.

Acesse aqui o informativo da DPE/AC sobre os direitos da pessoa idosa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários