Quarta, 16 de Julho de 2025
35°

Parcialmente nublado

Rio Branco, AC

Urbanismo Habitação-Urbanismo

Cruzeiro do Sul inicia cadastro para regularização fundiária que vai beneficiar 3.500 famílias

O atendimento acontece até o próximo dia 13 de junho, no prédio da Prefeitura, localizado no bairro Miritizal, das 8h às 12h e das 14h às 17h

06/06/2025 às 10h45
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Juruá Online
Compartilhe:
Cruzeiro do Sul inicia cadastro para regularização fundiária que vai beneficiar 3.500 famílias

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo, iniciou nessa quinta-feira, 5, o cadastro de famílias para a regularização fundiária em seis bairros do município. A ação deve beneficiar cerca de 3.500 famílias, promovendo segurança jurídica e valorização dos imóveis.

O atendimento acontece até o próximo dia 13 de junho, no prédio da Prefeitura, localizado no bairro Miritizal, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Nesta etapa, estão sendo contemplados os moradores dos bairros Saboeiro, Cohab, Cruzeirinho Novo, Manoel Terça, Remanso e Nossa Senhora das Graças.

A moradora da Cohab, Zuleide Rebouças, que vive há 40 anos no bairro, celebrou a oportunidade. “Eu teria que gastar mais de R$ 10 mil para fazer esse processo por conta própria. Estou muito grata a essa parceria do governo com a prefeitura. Para mim, é gratificante”, disse.

De acordo com Raquel Batista, representante do Governo do Estado no Juruá, a iniciativa garante diversos benefícios às famílias. “Essa parceria permite a valorização do imóvel e facilita o acesso a financiamentos e melhorias promovidas pelo Estado e pela Prefeitura”, destacou.

Já a diretora de Finanças e Tributos da Prefeitura, Valéria Messias, ressaltou a importância do documento definitivo. “A regularização dá segurança ao proprietário, possibilita empréstimos e financiamentos para reforma e garante que o bem passe legalmente para os filhos. A gestão do prefeito Zequinha Lima tem esse olhar especial para a população”, afirmou.

Documentos necessários

Para participar do cadastro, os interessados devem apresentar cópias dos seguintes documentos:

  • RG e CPF
  • Certidão de nascimento
  • Comprovante de endereço
  • Contrato de compra e venda
  • Termo de doação (se houver, autenticado)
  • Declaração de vizinhos (mínimo 5 anos) com comprovante
  • Certidão de casamento (se aplicável)
  • Documentação do cônjuge (se casado)
  • Certidão de casamento com averbação do divórcio (se divorciado)
  • Declaração de união estável

A ação representa mais um passo da gestão municipal em garantir dignidade, segurança jurídica e valorização patrimonial aos moradores de Cruzeiro do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários