Quarta, 16 de Julho de 2025
35°

Parcialmente nublado

Rio Branco, AC

Justiça Brasileia

MPAC recomenda implantação de ponto eletrônico para controle de frequência dos servidores

A medida tem como objetivo assegurar o cumprimento da jornada de trabalho pelos servidores municipais, reforçando os princípios constitucionais da legalidade, eficiência e moralidade administrativa

05/06/2025 às 16h38
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Assessoria
Compartilhe:

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, expediu recomendação ao Município de Brasileia para que seja implantado, no prazo máximo de 90 dias, um sistema de controle de frequência por meio de ponto eletrônico para todos os servidores do Poder Executivo Municipal.

A medida tem como objetivo assegurar o cumprimento da jornada de trabalho pelos servidores municipais, reforçando os princípios constitucionais da legalidade, eficiência e moralidade administrativa. A recomendação decorre de apurações conduzidas pela Promotoria de Justiça que apontaram possíveis irregularidades no cumprimento da carga horária por parte de alguns servidores.

O uso do ponto eletrônico é indicado como instrumento eficaz para a gestão da jornada de trabalho, por permitir maior controle, reduzir riscos de fraudes, otimizar o uso de recursos públicos e assegurar a transparência na administração.

O MPAC ressalta que a recomendação tem eficácia imediata e que o não atendimento poderá resultar na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais. A Prefeitura de Brasileia deverá se manifestar formalmente sobre o acatamento da recomendação no prazo de 15 dias úteis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários