O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, no último sábado, 17, mais uma edição do projeto MP na Comunidade. Desta vez, a ação ocorreu na Escola Estadual Marcílio Pontes dos Santos, no município de Acrelândia, tendo como tema central o combate à violência de gênero e à violência sexual. A iniciativa resultou em 4,3 mil atendimentos gratuitos prestados à população.
Durante a ação, o MPAC ofereceu serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera). A Ouvidoria esteve presente para o recebimento de denúncias, reclamações e sugestões, e a Promotoria de Justiça de Acrelândia atuou diretamente na escuta e orientação da população.
Além dos serviços oferecidos pelo MPAC, instituições parceiras prestaram atendimentos jurídicos, consultas médicas e odontológicas, vacinação, testes rápidos, emissão e regularização de documentos, orientações sobre programas sociais, regularização fundiária, licenciamento ambiental e incentivo ao microempreendedorismo. Também foram realizadas palestras educativas, atividades culturais e esportivas, além de cadastros para substituição de geladeiras, ventiladores e lâmpadas.
“Oferecemos uma série de atendimentos à população de Acrelândia. A proposta foi bem aceita pela comunidade, que compareceu em massa, resguardando seus direitos e participando deste programa, que tem a grande missão de atender a sociedade com inúmeros serviços”, destacou o promotor de Justiça Daisson Gomes Teles.
A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Acrelândia, do Governo do Estado do Acre, das Polícias Militar e Civil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Energisa, da Receita Federal, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, da Defensoria Pública do Estado do Acre, do Sebrae, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acrelândia e do Conselho Tutelar.
Mín. 17° Máx. 36°