Quinta, 19 de Junho de 2025
24°

Tempo limpo

Rio Branco, AC

Educação Jovem prodígio

Brasileiro de 16 anos está entre os mais inteligentes do mundo

Natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Caio Martins Temponi do Valle já é reconhecido como um dos 100 prodígios infantis de todo o mundo em 2025

20/05/2025 às 15h07
Por: Denis Henrique Fonte: Correio Braziliense
Compartilhe:
Brasileiro de 16 anos está entre os mais inteligentes do mundo

O jovem estudante Caio Martins Temponi do Valle, de apenas 16 anos, já é considerado um dos 100 prodígios de todo o mundo em 2025. O garoto, natural de Juiz de Fora (MG), foi indicado para participar do 'Global Child Prodigy Awards 2025' - Prêmio Global de Jovens Prodígios, em tradução livre. O evento, organizado pela Charles Group, ocorre em 26 de junho de 2025, em Londres, capital da Inglaterra. 

Esta é a terceira vez que Caio recebe reconhecimento internacional. Nas outras duas, participou do Notables USA e Notable Brazilian Awards. A segunda premiação diz respeito ao reconhecimento dos feitos de brasileiros nos Estados Unidos. Ele foi premiado como o brasileiro mais jovem conseguir mais aprovações em vestibulares.

Para ele, a indicação é um motivo de satisfação enorme. "Este será o terceiro prêmio que consigo no âmbito internacional, na área da educação. É uma recompensa enorme, por todo o estudo, toda a dedicação através de todos esses anos", salientou Caio, ao Correio.

"Todos os momentos de esforço estão valendo a pena. Posso afirmar isso por conta dos prêmios, dos reconhecimentos que tenho recebido. A mensagem é a da dedicação, que trouxe tantos resultados", acrescentou. 

A mãe do prodígio, Laurismara, afirma que a inscrição para participar do prêmio foi feita ainda em 2023. O evento, que ocorre a cada três anos, aceitou a indicação no ano vigente. "Para a nossa felicidade, o resultado de que ele foi premiado saiu", relatou.

"É uma alegria enorme, ver que todo o esforço valeu a pena. Hoje, ele colhe os frutos. Nós sabemos que, muitas vezes, estudar tanto é cansativo. Apesar disso, ele sempre se esforçou com muito amor, no tempo dele. É isso que ele sempre fez muito bem feito", complementou. 

Futuro e leque de conquistas

Caio soma 18 aprovações em vestibulares do país. Além de ter passado em primeiro lugar para cursos como administração, engenharia, educação física, direito e medicina, se tornou no mais jovem a ser aprovado para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

É, também, membro de quatro sociedades diferentes de alto QI, e medalhista de ouro em uma Olimpíada Internacional de Matemática. O mineiro, inclusive, chegou a ser aprovado para o curso de direito na Universidade de Brasília (UnB), mas optou pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, ele cursa matemática na Uniasselvi, a distância.

Para o futuro, deseja se tornar em um juiz. "Desde pequeno carrego esse sonho comigo. Venho me dedicando muito nessa jornada, estudando bastante. Desde o primeiro período da faculdade me preparo. A meta é continuar nesse caminho, para conseguir, se Deus quiser, alcançar esse objetivo em alguns anos", explica. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários