Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO), lançaram uma campanha de arrecadação de livros infantojuvenis com o objetivo de estimular a leitura desde a infância e fortalecer o acesso à literatura entre as crianças e jovens.
A ação solidária, que teve início neste mês de abril, convida a população a doar livros novos ou usados em bom estado de conservação, voltados ao público infantil e juvenil. As doações devem ser entregues diretamente na Biblioteca Francisco Meireles, localizada no centro da capital, situada na Rua José do Patrocínio , Nº 200.
Como forma de incentivo, os 100 primeiros doadores receberão uma muda de Corama – erva medicinal tradicionalmente utilizada para prevenção e tratamento de diversas doenças, reconhecida por seus inúmeros benefícios à saúde.Os doadores receberão a muda e as informações sobre os benefícios da erva medicinal.
A campanha é uma realização conjunta da equipe da Biblioteca, sob a direção do Diretor Carlos Augusto, e da AJEB-RO, coordenada pela escritora e presidente da entidade em Rondônia, Izabel Cristina.
A proposta tem como objetivo doar as obras para as escolas rurais de nossa capital em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Secretário Leonardo Pereira promovendo ações de leitura em escolas públicas, comunidades ribeirinhas e espaços de acolhimento infantil.
"O livro é uma ponte entre mundos", e é na infância que plantamos a semente da imaginação e do conhecimento. Essa parceria com a AJEB fortalece nosso compromisso com o incentivo à leitura", destacou o diretor Carlos Augusto.
Izabel Cristina, presidente e coordenadora da AJEB-RO, também reforça a importância da campanha: "É um gesto simples que pode transformar vidas. Nossa missão, enquanto escritoras e jornalistas, é promover a cultura e o acesso à informação, especialmente para os pequenos."
A data escolhida para a campanha, 18 de abril, homenageia o nascimento de Monteiro Lobato, autor que marcou gerações com personagens como Emília, Visconde de Sabugosa e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo. O Dia Nacional do Livro Infantil é um lembrete do poder transformador da leitura na infância.
A campanha segue até o final de abril, com a expectativa de que ações como essa se tornem permanentes no calendário cultural da Biblioteca Municipal Francisco Meireles, que há 50 anos tem um acervo em prol da comunidade Portovelhense.
Mín. 21° Máx. 28°