Por Socorro Camelo e colaboradores*
Universidade
A classificação das instituições de ensino superior no país, feita pelo INEP, derruba o mito propalado por alguns políticos e “influenciadores”, de que a universidade pública é ruim e apenas um antro de esquerdistas que usam recursos públicos para fazer política e doutrinamento ideológico.
Nota
Por exemplo, a UFAC teve excelente avaliação, alcançando nota quatro, em uma escala de um a cinco. Está no nível das melhores universidades do país. Mesmo assim, enfrenta o dilema de alunos profissionais, que tentam desacreditar o corpo docente, tumultuar aulas para postar em redes, além de ameaças machistas e misóginas, como aconteceu recentemente com um pseudo estudante que queria provocar o andamento da instituição.
Comparação
Em uma comparação estadual, enquanto a UFAC teve conceito 4, o curso de Medicina da Uninorte alcançou a nota 2, mesmo cobrando mensalidades que superam os R$ 10 mil. Com essa nota, a Uninorte vai receber uma visita de avaliação externa in loco, realizada pelo Inep.
Compromisso
A instituição precisará selar um termo de compromisso para que, em até um ano, consiga superar as principais fragilidades apontadas pelo INEP. Se, depois desse período, o resultado continuar insatisfatório, o curso poderá sofrer medidas cautelares ou penalidades (incluindo a extinção da graduação). Claro que não se deseja isso e é preciso dar força à Uninorte e acreditar em sua recuperação.
Avaliação
A verdade é que a avaliação do INEP mostra a vitalidade da universidade pública. E que, o às vezes tão combatido sistema de cotas, ao invés de prejudicar, tem ajudado e muito nesse protagonismo, ampliando a diversidade, as oportunidades, fazendo resgates históricos e colaborando para a hegemonia do ensino superior público e gratuito,.
Na sociedade
Quanto à Ufac, houve momentos em que ficou distante das necessidades da sociedade acreana, se fechando em suas atividades acadêmicas. Há sinais de que essa fase está sendo, enfim, ultrapassada e a universidade reforça seus compromissos sociais. Um exemplo é o convenio assinado com o TCE para estudos e ações relativas à transformação do entorno do Igarapé São Francisco.
Verba
A Ufac está recebendo boa verba do PAC para a instalação de um novo campus em Brasileia, já prevendo maior integração com a Bolívia e o Peru. Também deve ter grande impacto a formalização do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece bolsas de estudos para estudantes na formação de professores de ensino fundamental e médio com nível superior e, assim, melhorar a qualidade da educação básica.
Arqueologia
O Ministério Público Federal abriu ação civil pública contra a prefeitura de Rio Branco e a Fundação Garibaldi Brasil pela preservação do acervo arqueológico, que antes ficava no Parque Capitão Ciríaco. Se estava em condições precárias de preservação lá, hoje está jogado e esquecido em uma escola no Manoel Julião. Não existe justificativa para que não esteja sob a guarda da UFAC, instituição credenciada à guarda e estudo.
Riqueza
E são peças de rara importância, muitas delas retiradas perto dos geoglifos, que até hoje são de origem desconhecida sobre o povo que os construiu e que provam que a civilização chegou á floresta muito antes do período histórico. Cuidar deste patrimônio é dever do poder público.
Desafios
Ainda sobre os perigos da internet e das redes sociais. Uma menina de oito anos, em Ceilândia, cidade satélite de Brasília, morreu depois de participar de um desafio na internet de inalar desodorante. Ela sofreu parada cardíaca, foi reanimada, mas os extensos danos cerebrais a levaram à morte. Esse tipo de desafio está disseminado, apresentado como uma prova de resistência e pertencimento. A regulação das redes sociais não pode mais ser adiada.
Família
E o caso levanta, mais uma vez, a importância da família no acompanhamento da vida de crianças e jovens no mundo virtual. Os perigos rondam mesmo nos ambientes que possam ser considerados os mais seguros.
Ausência
O Progressistas fez ato nesse fim de semana para tentar alavancar a vice-governadora Mailza Assis, candidata do partido ao governo em 2026. A mobilização até que funcionou, a presença não foi ruim, com uma gritante exceção. Ninguém soube informar o paradeiro do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, que ignorou a convocação. O deputado não esconde seu desejo de disputar o governo e se articula mais fora do partido do que dentro da legenda.
Llosa
O prêmio Nobel de Literatura de 2010, o peruano Mário Bargas Llosa morreu ontem aos 89 anos, em Lima. Um dos maiores escritores latino-americanos, manteve uma rixa político-literária com outro gigante, também laureado pelo Nobel, o colombiano Gabriel García Márquez. Llosa foi autor de obras como A Civilização do Espetáculo, Conversa na Catedral, A Guerra do Fim do Mundo, sobre Canudos, A Festa do Bode e Tia Júlia e o Escrevinhador, essa passada na Amazônia Peruana.
Ideologia
Llosa era muito criticado por sua guinada ideológica à direita, a partir da meia idade. Suas obras passaram a se diferenciar do ponto de vista político de suas atitudes. Ele chegou a ser candidato à presidência do Peru, apoiou governos ultraconservadores e se aproximou até do ex-presidente preso Alberto Fujimori, que morreu em 2024. Mas a política não apaga a genialidade da obra imortal de Mário Vargas Llosa.
*Socorro Camelo é jornalista e escreve neste espaço as segundas, quartas e sextas- feiras.
Mín. 21° Máx. 28°