Segunda, 28 de Abril de 2025
26°

Tempo nublado

Rio Branco, AC

Cultura Entrada gratuita

Escritor Edson Lodi lança novo livro em Rio Branco na sexta-feira (28)

A obra ‘Varadouro: a História de Maria, Mulher Seringueira’ será lançada no Theatro Hélio Melo, com rica programação cultural e sessão de autógrafos

25/03/2025 às 07h46
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Assessoria
Compartilhe:
Escritor Edson Lodi lança novo livro em Rio Branco na sexta-feira (28)

No dia 28 de março de 2024, o Theatro Hélio Melo será palco do lançamento do aguardado livro "Varadouro: a História de Maria, Mulher Seringueira", escrito pelo talentoso escritor Edson Lodi. A obra narra a inspiradora trajetória de Maria Gomes, uma mulher corajosa e destemida, que cresceu entre os seringais de Pauini, no estado do Amazonas, como filha de pais nordestinos e a mais velha de 16 irmãos.

Desde pequena, Maria aprendeu a caçar, pescar e extrair seringa, habilidades que moldaram sua vida. Seu espírito indomável foi testado quando, aos 12 anos, enfrentou uma onça faminta, defendendo-se com bravura enquanto trabalhava sozinha na floresta. Essa experiência marcante é apenas um dos muitos desafios que Maria superou ao longo de sua vida.

Após se mudar para o Acre e casar, Maria voltou a viver na floresta, onde deu à luz aos seus seis filhos, sempre imersa na cultura e nas tradições da região. A história de Maria é um tributo à força feminina, à luta pela sobrevivência e à conexão com a natureza. "“Retornar ao Acre é sempre uma alegria e renovação dos laços de amizade que tenho por aqui. Varadouro é um livro ambientado nos ermos das florestas desse Estado, em que a história de Maria é a história de centenas de Marias, mães seringueiras que moldaram a alma acreana", afirma Lodi.

O lançamento contará com uma programação cultural rica que incluirá música ao vivo, performance teatral e uma sessão de autógrafos com o autor e a protagonista. Os convidados poderão adquirir o livro por R$ 60 e participar da uma sessão de autógrafos. Não perca a oportunidade de conhecer a história de Maria e celebrar a literatura regional com ela e o escritor Edson Lodi. A entrada é gratuita. Venha fazer parte dessa história!

Sobre Edson Lodi

Edson Lodi é jornalista, cidadão acreano e autor de seis obras: Estrela da Minha Vida (2011), A Graça de Maria (2014), Madiha (2017), Cantiga de viola - Relicário de sons do sertão (2018), Siga Sua Missão (2020), Eu Vi a Lua: Histórias de Mulheres Ayahuasqueiras (2021).

SERVIÇO:

Livro: ‘Varadouro: a História de Maria, Mulher Seringueira’
Autor: Edson Lodi
Local: Theatro Hélio Melo
Data do Lançamento: 28 de março de 2024 (sexta-feira)
Horário: 19h
Valor do livro: R$ 60,00

Entrada gratuita

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários