Domingo, 20 de Abril de 2025
22°

Parcialmente nublado

Rio Branco, AC

Meio Ambiente MaiorHoraPeloPlaneta

Hora do Planeta acontece neste sábado; entenda movimento

Ato organizado pela WWF deve reunir mais de 2 milhões de pessoas

22/03/2025 às 10h53 Atualizada em 24/03/2025 às 09h39
Por: Denis Henrique Fonte: Terra
Compartilhe:
Hora do Planeta acontece neste sábado; entenda movimento

Criada pela World Wildlife Fund (WWF) em 2007, a Hora do Planeta (em inglês, Earth Hour) tornou-se conhecida mundialmente depois que mais de 2,2 milhões de pessoas na Austrália desligaram as luzes durante uma hora, como forma de protestar contra as mudanças climáticas. E, em 2025, a inciativa já tem data para acontecer: neste sábado, 22. Saiba mais sobre o movimento, sua história e como participar!

Realizado sempre ao final do mês de março, o ato passou a ter manifestações presenciais e virtuais desde a pandemia da covid-19. Em 2021, por exemplo, moradores de mais de 190 países contribuíram com a Hora do Planeta.

No ano passado, o ato atingiu o marco de 1,5 milhão de horas dedicadas ao planeta. Em 2025, o movimento chega a sua 19ª edição com o tema "Maior Hora para Terra" e pretende atingir 2 milhões de horas em prol do meio ambiente. De acordo com a WWF, milhões de pessoas em mais de 180 países e territórios devem participar da ação.

Como surgiu a Hora do Planeta?

O movimento iniciou em 2007 na cidade de Sydney, na Austrália, quando cerca de 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante uma hora, como uma maneira de se manifestar contrariamente às mudanças climáticas.

No ano seguinte, a Hora do Planeta se espalhou por diversas cidades da Austrália. O Canadá também aderiu ao movimento, o que fez com que outros 35 países entrassem na manifestação. Com o movimento se tornando global, o ato ficou como conhecido como uma maneira de alertar a população sobre os perigos das mudanças climáticas.

Em 2011, a manifestação passou a ter uma novidade. Além de apagarem as luzes, os participantes foram incentivados a se comprometerem com alguma atividade ligada ao meio ambiente e a proteção do planeta.

Quais os objetivos?

A Hora do Planeta tem como base o apagamento das luzes de forma voluntária por parte dos participantes, o que ocorre, na maior parte das vezes, em residências ou sedes de empresas. Desta forma, as principais luzes que garantem a segurança da população não sofrem interferência.

A intenção é que, com o apagar das luzes, acenda o alerta na população mundial sobre a importância de cuidarmos do planeta, para evitar uma catástrofe ambiental. Segundo a WWF, ao doar uma hora do seu dia para engajar esta ação em prol do planeta, você acende o alerta sobre os riscos que o meio ambiente corre com as mudanças climáticas e o aquecimento global.

Como participar?

Este ano, a Hora do Planeta acontece no próximo sábado, 22 de março, a partir das 20h30, no horário local de cada cidade. O tema deste ano é "Maior Hora para Terra". Para participar, basta apagar a luz da sua residência ou da sua empresa por 60 minutos. A data escolhida também celebra o Dia Mundial da Água.

A WWF incentiva os participantes a encontrarem maneiras para aproveitar este tempo sem luz como, por exemplo, cozinhar uma refeição sustentável em casa ou assistir um documentário sobre a natureza. Por meio do site da ONG, é possível encontrar atividades para realizar em prol da natureza como forma de doar uma hora do seu dia para a Hora do Planeta.

Se prepare para a Hora do Planeta. Participe e compartilhe suas ações nas redes sociais marcando @wwfbrasil e usando as hashtags #HoraDoPlaneta e #MaiorHoraPeloPlaneta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários