Sábado, 19 de Abril de 2025
25°

Tempo nublado

Rio Branco, AC

Meio Ambiente Planejamento

Governo do Acre realiza reunião para construção de plano de ação contra poluição e crises hídricas

O encontro teve como foco a avaliação das ações adotadas durante o período de enchente dos rios amazônicos e a necessidade de preparação para uma possível seca extrema nos próximos meses

22/03/2025 às 09h52
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Secom
Compartilhe:
Governo do Acre realiza reunião para construção de plano de ação contra poluição e crises hídricas

O planejamento conciso e o alinhamento prévio é essencial para a realização de ações efetivas e, por isso, o governo do Acre reuniu, na manhã dessa sexta-feira, 21,  representantes de diversas pastas na Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), em Rio Branco, para a elaboração de um plano de ação voltado à melhoria da qualidade do ar e ao enfrentamento de crises hídricas. 

O encontro teve como foco a avaliação das ações adotadas durante o período de enchente dos rios amazônicos e a necessidade de preparação para uma possível seca extrema nos próximos meses.

Durante o encontro, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) apresentou informações sobre os impactos ambientais enfrentados no estado, destacando tanto as cheias recentes quanto a previsão de um período de estiagem severa. Também foram apresentados cenários projetados por tecnologias meteorológicas para auxiliar no planejamento de medidas preventivas e mitigadoras.

O secretário adjunto da Casa Civil, Ítalo Medeiros, ressaltou a importância do alinhamento entre os órgãos para garantir a efetividade das ações governamentais: “Frente às particularidades da nossa região, temos que nos manter em alerta e unidos para responder rapidamente às crises enfrentadas. Essa é a primeira reunião do ano do gabinete de crise hídrica e envolvemos todos os órgãos governamentais para alertar quanto às ações necessárias para enfrentar esses momentos”.

Medeiros também destacou que o gabinete de crise se reúne periodicamente, conforme a necessidade, e que, além do planejamento das ações futuras, também há um alinhamento para atender a uma ação civil pública em curso desde o ano passado. Entre as medidas em andamento, estão o levantamento de insumos necessários e a antecipação das fiscalizações ambientais para minimizar os impactos negativos das crises climáticas. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários