O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, participou, na noite dessa quinta-feira, 20, da cerimônia de abertura da 87ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento foi realizado na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e reuniu autoridades de todo o país.
A solenidade contou com a presença do Presidente do TRE-SP e do Coptrel, Desembargador Silmar Fernandes; do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do Prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes; além de presidentes dos 27 TREs, diretores-gerais, assessores de comunicação e outras autoridades civis e do judiciário.
Durante a abertura, os participantes destacaram o papel essencial da Justiça Eleitoral na defesa da democracia e na organização de eleições seguras, transparentes e acessíveis. O Desembargador Silmar Fernandes, anfitrião do evento, ressaltou a importância da troca de experiências entre os Tribunais e do fortalecimento institucional por meio do diálogo e da colaboração.
A programação do Coptrel segue nesta sexta-feira (21), com discussões voltadas a temas estratégicos para o aperfeiçoamento da gestão da Justiça Eleitoral, como o uso de inteligência artificial para a análise de contas eleitorais e ações de enfrentamento à desinformação, dentre outros.
Segundo o Presidente do TRE-AC, participar do Coptrel é reafirmar o compromisso com a democracia e com o aperfeiçoamento contínuo da Justiça Eleitoral. “É neste espaço de diálogo e colaboração que compartilhamos experiências, discutimos soluções e fortalecemos nossa atuação institucional, especialmente para o Acre, com realidades tão distintas entre a capital e os locais de difícil acesso”, destacou o Desembargador Júnior Alberto.
Ao final do encontro, será divulgada a Carta de São Paulo, documento que consolidará as principais diretrizes debatidas e norteará a atuação dos Tribunais Regionais Eleitorais nos próximos desafios do calendário eleitoral brasileiro.
Criado em 1995, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais é um espaço de diálogo e cooperação entre os dirigentes da Justiça Eleitoral, com o objetivo de fortalecer a democracia e garantir a eficiência dos processos eleitorais no país.
Mín. 24° Máx. 32°