A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulce Benício, participou na manhã dessa quinta-feira, 20, da apresentação da prestação de contas social da Associação de Mulheres Negras do Acre (AMN-AC), realizada na Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Também esteve presente o vice-presidente do TCE-AC, conselheiro Ronald Polanco, além de representantes do movimento. O evento foi direcionado à sociedade civil e aos órgãos de controle do Estado.
A prestação de contas social faz parte do termo de fomento nº 01/2024, firmado entre a SEMULHER e a AMN-AC, com o objetivo de valorizar a cultura afro no Acre, além de combater o racismo e a violência contra as mulheres. No decorrer de dez meses, a Associação promoveu oficinas temáticas voltadas a cultura afro, abordando áreas como cabelo, culinária, capoeira, artes e vestimentas, além da realização de encontros regionais e estaduais.
Durante o evento, a AMN-AC apresentou os resultados alcançados, evidenciando o impacto das iniciativas na valorização da cultura afro e no fortalecimento das políticas de enfrentamento ao racismo e à violência de gênero.
No período da tarde, foram realizadas mais oficinas ministradas por representantes, incluindo Almerinda Cunha, presidente da AMN-AC, que compartilhou experiências com os participantes.
Na ocasião, a presidente do TCE-AC, Dulce Benício, reafirmou o compromisso da Corte de Contas no combate ao racismo e o apoio ao movimento enquanto órgão de controle.
“Quero destacar o nosso compromisso, reafirmando o apoio à causa de vocês e o comprometimento do TCE-AC em estar ao lado desse movimento. Dentro de nossas atribuições e além delas, enquanto instituição de controle, temos o dever de buscar e promover a justiça social”, afirmou.
A participação do TCE-AC reforça o compromisso da instituição com a promoção da justiça social e com o fortalecimento de políticas públicas que valorizam a cultura afro e combatem a discriminação.
Mín. 24° Máx. 32°