Domingo, 20 de Abril de 2025
23°

Parcialmente nublado

Rio Branco, AC

Brasil Segurança

Lula diz que governo não vai permitir “república de ladrão de celular”

Presidente defendeu PEC da Segurança Pública em evento em Fortaleza. Chefe do Planalto destacou combate ao crime organizado

20/03/2025 às 10h14
Por: Denis Henrique Fonte: Correio Braziliense
Compartilhe:
Lula diz que governo não vai permitir “república de ladrão de celular”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quarta-feira (19), a criação da  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública para enfrentar a violência no país. Ao discursar durante a cerimônia de inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), em Fortaleza, o chefe do Planalto disse que Brasil não irá permitir que “a república de ladrão de celular” comece a assustar as pessoas pelas ruas. 

Lula também falou sobre o desafio de combater o crime organizado. “Nós vamos ter que enfrentar a violência sabendo que nós vamos ter que enfrentar o crime organizado, sabendo que não é o estado sozinho, é o estado, o município, o governo federal, porque a gente não vai permitir que os bandidos tomem conta do nosso país”, disse. 

A PEC da Segurança visa dar à União a competência de coordenar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Na prática, o governo federal poderia estabelecer diretrizes de uma política nacional de segurança a ser seguida por todos os estados. A mudança também deve mudar a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) — que pode se transformar em uma força ostensiva nacional, assim como a Polícia Militar. 

No evento, o presidente Lula afirmou que o Estado "é mais forte que os bandidos" e que "lugar de bandido não é na rua assaltando, assustando e matando as pessoas". 

“A gente não vai permitir que a república de ladrão de celular comece a assustar as pessoas nas ruas desse país. É por isso que estamos apresentando uma PEC da Segurança para que a gente possa junto com governadores e prefeitos, definitivamente dizer que estado é mais forte os bandidos e lugar de bandido não é na rua assaltando e assustando pessoas e matando pessoas. É esse país que a gente vai construir”, completou o petista. 

O chefe do Planalto destacou que a responsabilidade sobre a segurança deve ser compartilhada entre os entes federativos. “Por isso, estamos apresentando uma PEC da segurança para que a gente possa, junto com os governadores e com os prefeitos, a gente definitivamente, dizer que o estado é mais forte do que os bandidos, e o lugar de bandido não é na rua assaltando, assustando e matando pessoas”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários