Terça, 25 de Março de 2025
24°

Chuva

Rio Branco, AC

Cultura Letras de mulher

Lançamento da antologia “Letras de Mulher” reúne personalidades e celebra a força da escrita feminina

O evento reuniu escritores, jornalistas, amigos e amantes da literatura em um cenário à altura da grandiosidade do momento

13/03/2025 às 08h43 Atualizada em 14/03/2025 às 09h06
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
Lançamento da antologia “Letras de Mulher” reúne personalidades e celebra a força da escrita feminina

Brasília viveu uma noite memorável nessa terça-feira (12), quando o Pontão do Lago Sul se transformou em um palco de poesia, literatura e magia para o lançamento da 1ª antologia da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) – Coordenação Acre. O evento reuniu escritores, jornalistas, amigos e amantes da literatura em um cenário à altura da grandiosidade do momento.

O governador do Acre, Gladson Cameli, que estava em agenda oficial em Brasília, fez questão de prestigiar o lançamento. Em seu discurso, reforçou a importância da literatura como instrumento de identidade e cultura, além de destacar o talento das autoras e a relevância da AJEB na valorização da escrita feminina.

O senador Sérgio Petecão também marcou presença e, em um momento especial, revelou uma de suas facetas ao estilo Manoel de Barros, declamando uma de suas poesias desconstruídas.

Entre os convidados ilustres, estiveram presentes o advogado Marcus Vinícius Jardim, ex-ministro do CNJ e ex-presidente da OAB no Acre, o jornalista e advogado Anibal Diniz, ex-senador, e o maestro Mário Brasil, que se somaram à celebração dessa conquista literária.

A noite teve como mestre de cerimônia o advogado e empresário Cassiano Marques, que conduziu o evento com leveza e envolvimento, costurando os momentos com elegância e naturalidade.

A presidente da AJEB no Acre, jornalista Socorro Camelo, em seu discurso, ressaltou a essência da obra. Para ela, Letras de Mulher é mais do que um livro: é um mosaico de vozes femininas que expressam sentimentos, experiências, dores, superações e sonhos. “Nossa literatura é um ato de resistência, de transformação e de conexão”, afirmou.

O lançamento da antologia, realizado no mês de março, carrega um simbolismo especial. Como destacou Socorro Camelo, mais do que uma data comemorativa, o mês da Mulher nos lembra das lutas históricas que garantiram espaço para as vozes femininas na sociedade – e a literatura é um desses espaços fundamentais. “Quando uma mulher escreve, ela se inscreve no tempo, deixando sua marca e abrindo caminhos para tantas outras”, ressaltou a jornalista.

A vice-presidente da AJEB Acre, escritora Edir Marques, fez uma emocionante declamação em homenagem às mulheres, com a poesia “a força da Mulher” , dando voz à força e sensibilidade que permeiam a antologia.

As escritoras Elisângela Pontes, Jainaina Diniz, Deise Torres e Francis Mary também compartilharam trechos de seus textos, permitindo ao público um vislumbre das histórias ricas que compõem a obra.

E, se a palavra escrita foi protagonista, a música foi sua cúmplice. O músico Edmilson Mapinguari encantou a todos com a profundidade e os saberes que a música raiz carrega, tornando a trilha sonora um elemento essencial para a atmosfera única da noite. O xapuriense emocionou com suas canções autênticas e marcantes, provando que poesia e melodia caminham juntas.

O cenário à beira do lago, emprestou ao evento um ar de encantamento, tornando a noite ainda mais inesquecível. O lançamento da Antologia  Letras de Mulher foi mais do que uma celebração literária; foi um manifesto de coragem, inspiração e reconhecimento ao poder da escrita feminina.

A jornalista Socorro Camelo agradeceu ao restaurante Sallva, que abriu suas portas para as escritoras e jornalistas. “Que esta obra seja um marco, não apenas pela qualidade literária, mas pela força que carrega. Que nossas palavras ressoem, inspirem e abram caminhos”, concluiu.

Assim, entre poesia, música e encontros inesquecíveis, o restaurante Sallva abriu espaço para as Letras de Mulher, uma antologia que se consolida como mais uma importante contribuição para a literatura feminina. Como destacou a presidente da AJEB, a jornalista Socorro Camelo: ‘Que esta obra seja um marco, não apenas pela qualidade literária, mas pela força que carrega. Que nossas palavras ressoem, inspirem e abram caminhos.’

Letras de Mulher é uma publicação da Editora EME Amazônia e segue sua jornada, levando consigo as vozes de 37 autoras que, com suas palavras, ampliam os horizontes da literatura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Cinthya Há 2 semanas BrasíliaEvento lindo demais! Parabéns meninas
Mostrar mais comentários