A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do programa Defensoria Itinerante, participou do Carnaval de Tarauacá entre os dias 1º e 4 de março, levando atendimento e orientação jurídica à população. Após seis anos sem festividades, a cidade voltou a celebrar a tradição carnavalesca com o apoio de diversos órgãos, incluindo a Defensoria Pública.
Representando a instituição, estiveram presentes os novos defensores públicos Bruno Fontinele e Isadora Tenório, acompanhados dos assessores Altamir Morais, Benoísa Correa e Milena Feltrini. Durante a ação, os cidadãos puderam acessar serviços essenciais, como pedidos de guarda, divórcio, pensão alimentícia, adoção, reconhecimento de paternidade com teste de DNA, retificação de documentos e defesa do consumidor. Além disso, no âmbito criminal, foram oferecidas consultas sobre processos e solicitações como progressão de regime.
Para a defensora pública Isadora Tenório, a participação da DPE/AC reforça seu compromisso com a população: “O carnaval é um momento de celebração e de valorização da cultura popular. Estarmos presentes em eventos como esse nos permite estreitar laços com a comunidade e reafirmar que a Defensoria está sempre pronta para defender os direitos de todos e todas.”
Já o defensor público Bruno Fontinele destacou a importância da atuação preventiva e educativa da instituição: “A orientação jurídica sobre direitos e garantias fundamentais, bem como nossa atuação na proteção dos direitos humanos e prevenção de eventuais excessos, foi essencial para ampliar a visibilidade da Defensoria junto à população tarauacaense”. Ele também agradeceu a parceria da Prefeitura Municipal de Tarauacá e da Secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Ionara Gomes Machado, pelo suporte à iniciativa.
Mín. 24° Máx. 32°