Francisco das Chagas Martins Teles, o Roberto Carlos do Palheiral, um popular militante do PP, morreu na noite desta quinta-feira (13), ao ser atropelado por uma motocicleta. O acidente ocorreu quando ele estava a caminho de casa, no Conjunto Andirá, próximo ao Instituto Federal do Acre (Ifac). Roberto tinha 68 anos e, ao que consta, não tinha filhos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas só chegou a tempo de atestar o óbito.
Roberto Carlos do Palheiral ganhou o apelido porque costumava a animar os comícios de seu Partido. Também chegou a ser candidato algumas vezes sem jamais obter sucesso nas urnas.
Motociclista de 19 anos é conduzido à delegacia
O motociclista Miguel Tomaz da Silva Filho, de 19 anos, foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), em Rio Branco, após receber atendimento médico no pronto-socorro.
A detenção ocorreu após a morte do ex-candidato Francisco das Chagas Martins Teles.
A condução do jovem foi realizada pelo Policiamento de Trânsito depois que testemunhas relataram que Roberto Carlos do Palheiral caminhava em via pública, tentou atravessar a rua e foi atingido pela motocicleta conduzida por Miguel Tomaz.
Com o impacto, o idoso foi arremessado violentamente contra o asfalto, sofreu múltiplas fraturas e, possivelmente, um traumatismo cranioencefálico (TCE) de natureza gravíssima. Já o motociclista teve algumas escoriações pelo corpo e uma fratura na clavícula. Após o acidente, Miguel permaneceu no local e pediu ajuda, acionando uma ambulância e a polícia. A motocicleta foi retirada do local por familiares do condutor, o que causou estranheza.
O Samu foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Em seguida, devido à gravidade das lesões, foi necessário o envio de uma ambulância de suporte avançado. Os socorristas tentaram reanimar a vítima, que entrou em parada cardiorrespiratória (PCR), mas ela não resistiu e faleceu dentro da ambulância.
Seguindo o protocolo, o corpo foi levado pelo Samu ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos antes de ser liberado para a família realizar o velório e o sepultamento.
O motociclista agora está à disposição da Justiça.
Mín. 22° Máx. 33°