Na manhã desta terça-feira, 10, a Justiça Eleitoral oficializou o encerramento do processo eleitoral em Porto Acre com a solenidade de diplomação do prefeito, vice-prefeita, vereadores e vereadoras eleitos no pleito de 2024. O evento foi realizado no Centro de Convenções Cícero Vasconcelos de Medeiros e reuniu autoridades, familiares e apoiadores.
A cerimônia foi conduzida pelo Juiz Eleitoral da 1ª Zona, Fábio Alexandre Costa de Farias, que destacou a importância do ato para a democracia e reafirmou o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir a legitimidade do processo eleitoral.
Eleito com 6.821 votos pela Coligação Porto Acre Forte e Unida, Maximo Antonio de Souza da Costa recebeu o diploma de prefeito das mãos do Juiz Eleitoral Fábio Farias. A vice-prefeita Edna da Silva Cuiabano Chaves foi convidada em seguida para receber seu diploma das mãos do atual prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, marcando a transição oficial para a nova gestão.
Além do prefeito e da vice-prefeita, nove vereadores foram diplomados durante a solenidade.
Os diplomas destinados aos suplentes de vereadores não foram entregues na cerimônia e estarão disponíveis no Fórum Eleitoral, em Rio Branco, localizado na Alameda Ministro Miguel Ferrante, 303, no Portal da Amazônia. Alternativamente, os suplentes podem solicitar o documento por e-mail, com os detalhes disponíveis no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).
A diplomação é o ato formal que certifica a legitimidade dos eleitos, garantindo que estão aptos a tomar posse em 2025. O documento, emitido pela Zona Eleitoral de cada município, simboliza a conclusão do processo eleitoral e assegura que a vontade popular foi respeitada.
Mín. 19° Máx. 32°