Uma tragédia abalou a comunidade do Instituto Federal do Acre (Ifac) na tarde dessa sexta-feira, 29. Murilo Silva Figueiredo, estudante de 18 anos do 3º ano do curso de Agricultura, faleceu após passar mal no refeitório da unidade de Tarauacá. A suspeita é de que o jovem tenha sofrido um infarto fulminante.
Murilo pediu socorro antes de desmaiar, e os funcionários do campus prontamente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os socorristas realizaram todos os esforços possíveis, levando-o ao Hospital Sansão Gomes, onde foi confirmado o óbito após tentativas de reanimação sem sucesso.
Diante do ocorrido, o Ifac suspendeu as aulas e emitiu um comunicado oficial expressando seu pesar pela perda do aluno. O corpo de Murilo passará por exames periciais para determinar a causa exata de sua morte.
O comunicado destaca: “É com imenso pesar que o Campus Tarauacá do IFAC informa o falecimento do nosso aluno Murilo Silva Figueiredo. […] Em respeito à memória de Murilo e à sua família, todas as atividades do Campus Tarauacá estão suspensas até novas orientações.” A instituição prometeu manter a comunidade informada conforme novas informações forem disponibilizadas.
Nota de Pesar
O Instituto Federal do Acre (Ifac) e o campus Tarauacá manifestam profundo pesar pelo falecimento do estudante Murilo Silva de Figueiredo, ocorrido nesta sexta-feira (29.11), no município de Tarauacá. Neste momento de dor, a instituição, em nome de toda comunidade acadêmica, se solidariza com familiares, colegas e amigos pela perda irreparável.
Murilo era discente do curso integrado de Agricultura e na manhã desta sexta-feira (29.11) passou mal nas dependência do campus Tarauacá, onde foi auxiliado pelos colegas e servidores da instituição, que de imediato contactaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A equipe médica do Samu, ainda nas dependências do campus Tarauacá, realizou todos os procedimentos de reanimação, encaminhando o jovem para o Hospital Regional Dr. Sansão Gomes. Na unidade de saúde, os profissionais seguiram com procedimentos, porém não houve sinal de reanimação, sendo constatado o óbito.
A equipe gestora do campus Tarauacá, juntamente com a Reitoria do Instituto Federal do Acre, está em contato e segue acompanhando o caso, como também prestando todo apoio aos familiares.
Em condolências à família e amigos, o Instituto Federal do Acre decreta luto oficial por três dias em virtude do falecimento e memória do estudante Murilo Silva Figueiredo.
Instituto Federal do Acre e Campus Tarauacá
29 de novembro de 2024
Mín. 22° Máx. 35°