Domingo, 01 de Dezembro de 2024
33°

Tempo nublado

Rio Branco, AC

Polícia Operação tem início

Cacique denuncia invasão de facções em terra indígena: “Estão abusando de mulheres e crianças”

Denúncias indicam abusos contra mulheres e crianças, e risco iminente de confronto armado. Equipes compostas por policiais federais, policiais militares, policiais civis, além de guarnições do Gefron estão em deslocamento

28/11/2024 às 08h13 Atualizada em 29/11/2024 às 08h12
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | ContilNet | Secom
Compartilhe:
Cacique denuncia invasão de facções em terra indígena: “Estão abusando de mulheres e crianças”

A Terra Indígena Rio Gregório, localizada no município de Tarauacá, no interior do Acre, foi invadida por membros de uma facção criminosa, segundo denúncias feitas por lideranças locais na noite dessa quarta-feira (27).

O alerta foi dado por Biraci Junior Yawanawa, cacique da etnia Yawanawa, que expressou sua preocupação com a gravidade da situação, onde mulheres e crianças estariam sendo vítimas de abusos e violência.

Ele destacou que, aparentemente, os criminosos seriam foragidos da Penitenciária de Rio Branco. As autoridades policiais de Tarauacá foram notificadas sobre a situação, mas a comunidade indígena pediu urgência no deslocamento de equipes de segurança para evitar um confronto armado, já que os invasores estão fortemente armados.

As denúncias indicam que as mulheres Katukinas estão sendo abusadas e crianças estariam sendo espancadas, enquanto homens indígenas desarmados estão sendo feitos reféns pelos criminosos. A situação é descrita como crítica, com moradores da aldeia temendo pela segurança e pela integridade física dos membros da comunidade.

A polícia de Tarauacá foi acionada, mas as lideranças indígenas pedem um posicionamento mais rápido das autoridades para evitar que o cenário se agrave ainda mais.

A situação segue sendo monitorada, e mais informações devem ser fornecidas à medida que as autoridades se desloquem para a região.

Nota pública sobre operação na Terra Indígena Rio Gregório

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), informa que está em atuação conjunta com a Polícia Federal, em operação desencadeada na Aldeia Katukina, na Terra Indígena Rio Gregório, em Tarauacá, região que teria sido invadida por organizações criminosas.

Equipes compostas por policiais federais, policiais militares, policiais civis, além de guarnições do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) estão em deslocamento para Cruzeiro do Sul, de onde partirão para o atendimento da ocorrência.

O Estado presta apoio, ainda, com aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), garantindo o suporte necessário para o deslocamento à área de difícil acesso.

Ressalta-se que a coordenação das ações é de competência da Polícia Federal, e que o governo está atuando de forma subsidiária, oferecendo suporte logístico e de pessoal.

As ações estão sendo cuidadosamente planejadas e executadas, e todas as providências vêm sendo adotadas para garantir a segurança do povo Katukina e demais povos da Terra Indígena Rio Gregório.

José Américo Gaia
Secretário de Justiça e Segurança Pública

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários