A educação e a limpeza pública no município de Porto Walter, localizado no interior do Acre, enfrenta um novo desafio: a escassez de combustível Diesel S10, e de gasolina que ameaça a continuidade das aulas nas escolas da região prejudicando os alunos da rede pública estadual e municipal.
O ônibus que transporta alunos da rede estadual já está parado. Os veículos da Secretaria Municipal de Educação estão operando em sistema de rodízio. Nesta Terça-feira (05), donos de postos de combustíveis e pontões informaram que o Diesel S10 se esgotou na cidade e a gasolina, está com estoque baixo.
Os ônibus do município que atendem a rota municipal já estão em sistema de revezamento. “Temos somente o diesel no tanque dos veículos. Hoje a tarde já iremos parar 3 ônibus dos 5 que temos. A falta nos postos impossibilita mantermos o transporte público para os nossos alunos”, disse Djalma Nogueira, responsável pelo transporte na SEMEC.
O transporte escolar rural também enfrentará prejuízos, já que a falta de gasolina nos pontões da cidade comprometerá o abastecimento e envio aos catraieiros das rotas escolares.
Para o Prefeito César Andrade, a situação é preocupante. “Muitas escolas em áreas rurais de difícil acesso dependem do transporte fluvial para levar os estudantes, e, sem combustível, os barcos escolares e os ônibus não conseguem funcionar. A limpeza pública já tive temos que parar por falta de combustível”, disse o gestor.
Mín. 22° Máx. 35°