O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde e do Grupo Especial de Apoio e Atuação Para Prevenção e Respostas a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade Devido à Ocorrência de Desastres (GPRD), esteve presente nas ações de saúde realizadas nos dias 20 e 21 de setembro na Comunidade São Paulo, localizada no Alto Rio Gregório, em Tarauacá.
A iniciativa foi promovida pela Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Prefeitura de Tarauacá e o Projeto Tauari.
O promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, da Promotoria de Saúde e coordenador-adjunto do GPRD, acompanhou as ações. Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços de saúde à comunidade, incluindo consultas especializadas nas áreas de clínica geral, pediatria e infectologia, além de exames de apoio ao diagnóstico, como PCCU, ultrassonografias e exames laboratoriais.
“Estamos vivenciando um cenário de eventos extremos, com prejuízos significativos para as comunidades isoladas ou de difícil acesso, de modo que a promoção de saúde neste locais se revela imprescindível, a fim de mitigar possíveis agravos e levantar dados importantes para outras medidas estratégicas”, destacou o promotor.
As ações incluíram ainda atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, aplicação de vacinas, visitas domiciliares, distribuição de medicamentos e palestras sobre sustentabilidade. No total, foram realizados 1.796 atendimentos e serviços.
Mín. 22° Máx. 35°