Deputados federais e dois senadores da bancada do Acre declararam apoio ao pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido, assinado por 152 deputados federais, foi entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por congressistas de oposição ao presidente Lula. Além disso, uma petição online já reúne mais de 1,4 milhão de assinaturas pedindo o afastamento do ministro.
Na Câmara dos Deputados, os parlamentares Eduardo Veloso, Roberto Duarte e Coronel Ulysses são os únicos da bancada acreana que, até o momento, manifestaram apoio ao pedido de destituição de Moraes. O deputado Coronel Ulysses argumenta que o ministro teria infringido diversos artigos da Lei 1.079 de 1950, que define os crimes de responsabilidade dos ministros do STF. Ulysses destacou, entre outras coisas, que Moraes teria “proferido julgamentos em casos em que deveria ser considerado suspeito e agido de maneira incompatível com a dignidade do cargo”.
No Senado, os parlamentares Alan Rick e Márcio Bittar se posicionaram a favor do impeachment. Bittar criticou o que classificou como uma “tirania” exercida pelo ministro, mencionando preocupações com o cerceamento de liberdades e comparando o cenário político do Brasil com o de países como Venezuela e Nicarágua. Rick, por sua vez, focou na suposta violação da separação entre os papéis de juiz e investigador no inquérito das fake news, afirmando que essa dupla função compromete a imparcialidade do ministro e a confiança pública no sistema judiciário.
Mín. 21° Máx. 35°